Brasil retrocede no combate ao tabagismo
Alta no número de fumantes amplia riscos à saúde e sobrecarrega o sistema público, o que impacta toda a sociedade
O número de fumantes no Brasil cresceu 25% entre 2023 e 2024. Esse foi o primeiro aumento registrado desde 2007 pelo Ministério da Saúde, revelando um retrocesso no combate ao tabagismo e aos inúmeros prejuízos que ele causa tanto à saúde do fumante quanto à sociedade.
A falta de reajuste no preço dos cigarros, a redução das campanhas de conscientização e a popularização dos cigarros eletrônicos são as principais razões para a elevação do número de fumantes no País.
A pesquisa Vigitel 2023 revelou que 19,6 milhões de brasileiros eram fumantes e dados preliminares do levantamento de 2024 mostram que esse vício já atinge 24 milhões de pessoas.
Hábito fatal
O cigarro é um produto altamente viciante, principalmente por causa da nicotina, que é uma substância psicoativa que atua diretamente no sistema nervoso central. Ela estimula a liberação de dopamina, neurotransmissor associado à sensação de prazer. Com isso, o cérebro condiciona o indivíduo a buscar
esse bem-estar.
Os impactos desse consumo são devastadores. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que o tabagismo seja responsável por 477 mortes por dia no Brasil, o equivalente a cerca de 174 mil óbitos por ano. Enquanto os fumantes enfrentam os prejuízos do vício, a indústria do tabaco lucra.
Reforço na conscientização
Segundo o Ministério da Saúde, para cada R$ 1 de lucro obtido pela indústria do tabaco, o sistema de saúde pública gasta R$ 5,10 no tratamento de doenças provocadas pelo fumo. Esse número reforça a urgência de ampliar a conscientização.
Além de atuar para que as pessoas não comecem a fumar, é fundamental investir em ações para ajudar quem já tem o vício a abandoná-lo. Parar de fumar interrompe o avanço dos prejuízos e permite, ao longo do tempo, reverter muitos danos causados pelo tabaco ao organismo. Contudo é preciso ressaltar que o vício é um mal espiritual e, portanto, também precisa de um tratamento espiritual para que seja vencido.
Se você ou alguém de sua família está enfrentando essa dependência, participe do Tratamento para a Cura dos Vícios, na Universal, e aprenda a utilizar a Fé como aliada no combate ao tabagismo.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo