A Terra está girando mais rápido do que nunca
Enquanto a ciência tenta entender, a Bíblia já falava sobre a relação dos dias encurtados e o juízo final
A Terra realmente está girando mais rápido, e desde 2020 têm sido registrados os dias mais curtos desde 1973 — ano em que começaram as medições precisas. Em 2025, esse ritmo pode bater um novo recorde.
O que está acontecendo com a Terra:
A previsão é de que os dias 9 e 22 de julho ou 5 de agosto apresentem a rotação mais veloz já registrada, segundo cálculos do site Timeanddate.com, do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS) e do Observatório Naval dos EUA.
Entretanto, a ciência ainda não sabe exatamente por que isso está acontecendo. Entre as hipóteses, estão:
- Movimentos no núcleo da Terra;
- Deslocamentos de massa causados pelo derretimento de geleiras;
- Variações nas correntes oceânicas e nos ventos;
- Além do chamado Chandler wobble — uma leve oscilação dos polos geográficos.
Até 2020, o planeta estava desacelerando gradualmente, mas esse padrão mudou subitamente. Nos últimos cinco anos, 28 dos dias mais curtos já registrados ocorreram nesse período.
“Estamos diante de uma aceleração incomum”, indicam os cientistas. Em 5 de julho do ano passado, a Terra completou sua rotação em 1,66 milissegundo a menos do que os 86.400 segundos padrão de um dia — o menor tempo já registrado.
O que isso representa:
Cientificamente:
Milissegundos podem parecer irrelevantes, mas a sincronia entre o tempo atômico e a rotação da Terra é essencial para o funcionamento de tecnologias como:
- GPS;
- Redes globais;
- Bolsas de valores;
- Sistemas de comunicação que exigem precisão absoluta no tempo.
Mesmo que temporária, a aceleração da Terra já representa um desafio técnico para a manutenção da hora oficial mundial. Assim, os cientistas continuam investigando se esse comportamento é uma anomalia passageira — ou o início de uma nova fase no ritmo do planeta.
Biblicamente:
Ademais, a abreviação do tempo também faz parte das profecias do Senhor Jesus sobre o Fim dos Tempos:
“Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.”
Mateus 24:21, 22
“A aflição acontece em todo o mundo, em países ricos, poderosos, e em países pobres. Norte, sul, leste, oeste, em todo o mundo vemos acontecer grandes aflições e sem falar das guerras. É Deus quem abrevia esses dias maus e quando Jesus fala sobre isso está chamando a atenção para que todos nós atentemos para o futuro da nossa alma”, explica o Bispo Macedo.
Considere isso:
Quando você pensa no seu futuro, pensa somente na vida nesta terra? Seus sonhos, projetos, conquistas? Se sim, saiba que o tempo nesta vida é passageiro e que quem é sábio investe no futuro eterno, na Salvação da sua alma.
“Tudo nessa vida passa e cedo ou tarde passaremos para a eternidade. Uns vão mais cedo, outros mais tarde, mas todos nós iremos para o túmulo. Uns para se juntar ao Salvador, Jesus Cristo; outros, infelizmente, vão se juntar ao inferno, ao diabo, seus anjos, a todos que foram rebeldes, que não quiseram dar ouvidos à voz de Deus, que só se preocuparam com a vida aqui na terra”, alerta o Bispo.
Faça isso:
Toda quarta-feira acontece na Universal uma reunião especial que foca na Salvação da alma. Além disso, nesta quarta-feira, dia 9 de julho, será também aniversário de 48 anos da igreja.
O encontro principal começará às 18h48. Participe no Templo de Salomão ou na Universal mais próxima de sua casa. Encontre o endereço aqui.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo