Você dá o seu melhor no trabalho?

Trabalhar com excelência fortalece a reputação profissional, impulsiona o crescimento na carreira e traz benefícios pessoais

Imagem de capa - Você dá o seu melhor no trabalho?

Um estudo brasileiro revela que a remuneração e as promoções não são os principais fatores de motivação para os trabalhadores. Os dados coletados pela Talent Academy com mais de 25 mil trabalhadores apontam o seguinte:

  • 59,3% dos homens e 50,4% das mulheres consideram que o desafio é o elemento motivacional determinante no trabalho e não o dinheiro.
  • O propósito ocupa a segunda posição no ranking dos principais motivadores.
  • A autonomia está em terceiro lugar
    na lista.

A pesquisa, inspirada na teoria sobre âncoras de carreira do psicólogo Edgar Schein, considerou dez motivadores no trabalho: propósito, autonomia, estabilidade, especialização, gestão, empreendedorismo, desafio, qualidade de vida, pertencimento e conquista.

AUMENTO E PROMOÇÕES

Muitos profissionais gostam de se desafiar em busca de crescimento profissional. Gislene Alves de Lima, coordenadora de segurança do trabalho na Universal, afirma que essa atitude gera reconhecimento e pode levar ao aumento de salário e à obtenção de promoções.

Ela lembra que toda empresa contrata um profissional com o objetivo de que ele se desenvolva e não de que fique estagnado. “Dar o seu melhor é uma forma de demonstrar sua utilidade para a empresa, que, por sua vez, passará a enxergá-lo de maneira
diferenciada”, afirma.

MOSTRE SEU POTENCIAL

Quem trabalha com disposição também tem a oportunidade de mostrar seus valores e características que o tornam único. “Ao se dispor a compartilhar o seu conhecimento, você só tem a ganhar em todos os sentidos, pois amplia suas perspectivas e contribui para o crescimento coletivo”, acrescenta.

SEM MOTIVAÇÃO?

Infelizmente, alguns profissionais encaram o trabalho como um peso. Essa falta de motivação pode ser identificada por sinais claros, como atrasos frequentes, desinteresse pelas demandas e resistência às mudanças.

Para reverter esse quadro, é importante que a pessoa analise o que vem fazendo ao longo do tempo, identifique suas potencialidades e procure participar de ideias novas e desafiadoras, sugere Gislene.

FAÇA DE TODO O CORAÇÃO

Ao reclamar do trabalho e enxergar suas tarefas apenas como uma obrigação, o profissional perde a chance de fortalecer sua reputação e impulsionar sua carreira.

Para aqueles que seguem princípios cristãos, vale destacar que a dedicação também é uma expressão de propósito, como mostra a passagem bíblica de 1 Coríntios 10:31: “(…) quer comais quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. Em Colossenses 3:23 (NVI), há outra lição importante: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens (…).”

BUSQUE A DIREÇÃO DE DEUS

As palestras da Prosperidade com Deus, que acontecem às segundas-feiras na Universal, dão orientações e promovem reflexões em relação aos desafios profissionais. Participe.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Foto: Hiraman/getty images / Arte: Edi Edson