Bem-estar não é o mesmo que estar bem
Todo ser humano busca ter bem-estar, ou seja, uma vida confortável. Isso é natural. A Palavra de Deus, porém, nos ensina que essa procura incessante, no fim, será inútil e vã, pois resultará no mal-estar e causará como efeitos a ansiedade, a vaidade e a inquietação. Algumas pessoas, inclusive, se submetem a propostas desonestas e até cometem pecados para obter essa satisfação.
Diante disso, o Senhor Jesus nos faz um questionamento em Mateus 6.27-29: “E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles”.
É importante que você entenda que existem certas situações as quais não estão em suas mãos a capacidade de mudá-las, independentemente do quanto você queira isso. E, mesmo as que podem estar sob o seu controle, como buscar pela melhor roupa, por exemplo, muitas vezes não passam de mera futilidade. Como resposta a esse coração preocupado, o Senhor Jesus afirma em Mateus 6.32-34: “(…) Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”. Isto é, em vez de buscar o bem-estar, busque estar bem com Deus, cumprindo com a Sua justiça. Confie nEle e, no momento certo, as suas necessidades serão supridas por Ele. Deus cuidará de você.
É claro que isso não significa que você deva se sentar e esperar que Deus traga a comida à sua boca, mas, sim, que você não deve se deixar levar pela busca desenfreada pelas coisas deste mundo. De igual modo, não iguale riqueza com as bênçãos proporcionadas por Ele, pois, se fizer assim, você corre o risco de acreditar que está bem no seu relacionamento com Ele em razão de suas conquistas, mas ter dinheiro não significa que você O tem. A dica, portanto, é: busque estar bem com sua consciência, com seu temor e sua obediência a Deus. Garanta isso e o resto será consequência.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo