Encontro Nacional do Grupo Depressão Tem Cura

O primeiro encontro do grupo em 2025 reuniu milhares de agentes do bem e convidados

Imagem de capa - Encontro Nacional do Grupo Depressão Tem Cura

No dia 16 de fevereiro ocorreu, no Templo de Salomão, o 1º Encontro Nacional do Grupo Depressão Tem Cura (DTC) em 2025, com transmissão simultânea para todo o Brasil. A conferência especial reuniu milhares de voluntários e seus convidados, também candidatos a ingressar na linha de frente do combate à depressão, doença emocional de maior prevalência no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Encontro Nacional do Grupo Depressão Tem CuraO encontro contou com a presença do Bispo Renato Cardoso, que falou da importância do autocuidado espiritual para que o trabalho executado pelo grupo permaneça fortalecido em seu objetivo: restaurar a fé dos depressivos para com a vida e salvá-los dos males causados pela doença.

“O mal trabalha para enfraquecer essa Obra, atacando aqueles que estão lutando para salvar essas almas. Você, voluntário, sempre será um alvo. Por isso, você deve se manter alerta. Ninguém está garantido porque tem o Espírito Santo. Deus nos dá as armaduras necessárias para lutar, mas todos estamos sujeitos a cair”, alertou o Bispo. E prova disso, destacou ele, são as inúmeras pessoas que um dia trabalharam para ganhar almas, mas hoje estão afastadas de Deus.

Cumprindo a Palavra

Dando continuidade à mensagem, o responsável nacional pelo DTC, Pastor Jefferson Garcia, reforçou o quão significativa é a contribuição de cada voluntário: “Está escrito: ‘E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A ceifa é realmente grande, mas poucos os obreiros. Rogai, pois, ao Senhor da ceifa, que mande obreiros para a sua colheita’ (Mateus 9.36-38). Vocês [voluntários] são a resposta dessa oração que fizemos por novos trabalhadores para a Obra de Deus. E, hoje, igualmente, as pessoas vivem cansadas e oprimidas, mas isso até que um dia alguém vá resgatá-las”.

No entanto, como apontou o Pastor, para cumprir o propósito de Deus, antes, é preciso ter o Senhor da Obra dentro de si. “Lá fora, no mundo, podemos fazer tudo. Um trabalho social qualquer um faz, mas só quem tem o Espírito Santo faz a Sua vontade”, afirmou.

Formando discípulos

Por fim, todos os presentes firmaram um voto com Deus, quando declararam empenhar seus esforços para que a Sua Palavra chegue aos necessitados.

O DTC foi criado em janeiro de 2019 e hoje conta com mais de 17 mil voluntários em todo o Brasil. Entre eles está a auxiliar de enfermagem Marciela de Paes, de 41 anos, que relata sua experiência: “Um abuso que sofri aos oito anos me trouxe medo, insônia, muita tristeza e os diagnósticos da depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Eu tinha muitos pensamentos ruins e desejo de morrer, até que busquei ajuda na Universal e um pastor me falou do DTC e me apresentou a uma voluntária que me acompanharia”.

A voluntária foi a costureira Lucivania de Souza, de 43 anos, que acompanhou Marciela de perto e oferece a ela apoio emocional e espiritual. “Foi um processo nada fácil. Uma pessoa com depressão não se abre e, por isso, foi necessária perseverança para ganhar a confiança dela. Só então consegui orientá-la e ajudá-la a vencer a doença. Fico muito feliz por vê-la dar ao próximo o Espírito que ela recebeu”, revela Lucivania.

“De ex-depressiva, hoje me tornei uma voluntária, levando às pessoas a paz e a alegria que recebi, mostrando que realmente há jeito para a depressão, porque houve para mim. Minha vida mudou completamente”, comemora Marciela.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: Guilherme Branco