Se ela entrar na faculdade, ele desiste do casamento

Imagem de capa - Se ela entrar na faculdade, ele desiste do casamento

Durante o programa Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso aconselharam uma aluna que pediu ajuda para lidar com a insegurança do namorado. Ela contou que eles estão juntos há dois anos e noivariam neste ano, mas, em razão da pretensão dela de se graduar, ele disse que ela teria de escolher entre a faculdade e o casamento. Confira a dica que os professores deram a ela.

ALUNA – Meu namorado é uma das melhores pessoas que já conheci. Ele sempre me ajuda, me dá amor, carinho e tudo mais. Porém, de um tempo para cá, ele mudou demais e está muito ciumento. Eu pretendo fazer faculdade e estou só aguardando passar em alguma. Já estamos há dois anos juntos e vamos noivar neste ano, mas agora ele diz que o casamento não dará certo, pois ele trabalha 15 dias embarcado e não confiará em mim, caso eu esteja em uma faculdade cheia de homens e chegando tarde em casa. Ele diz que as pessoas vão falar de mim, que ele não vai gostar e que, se eu quiser entrar na faculdade, devo esquecer o casamento. Ele sempre pensa que eu o estou traindo, até quando vou à academia feminina. Sempre tento mostrar confiança, mas ele me trata mal quando acha que eu irei desrespeitá-lo.

CRISTIANE – O seu padrão está bem fora do normal. A única coisa boa que você escreveu é que ele lhe dá amor e carinho, de resto, ele é muito ciumento e inseguro a respeito de você estudar. Me parece que ele também é uma pessoa insegura sobre si mesmo. Além disso, ele fica 15 dias longe, mas será que ele tem sido fiel nesse período? Ele tem visto coisa onde não há e está pensando que você vai traí-lo, quando, na verdade, você nunca o traiu. Você não é essa pessoa e ele deveria conhecê-la.

RENATO – Em muitos casos, a pessoa projeta sobre a outra o que ela mesma faz. Eu vejo que o maior problema não é a faculdade, mas o fato de que vocês têm visão e objetivos de vida diferentes. Você, por exemplo, se vê como uma mulher profissional, que vai fazer faculdade, trabalhar, contribuir com o lar e desenvolver o seu talento por meio da sua profissão. Já ele vê em você uma mulher que vai ficar em casa ou, se trabalhar, não vai ganhar mais e competir com ele. Talvez a insegurança dele esteja relacionada à possibilidade de que você o ultrapasse e se torne independente. Essas duas visões de mundo são incompatíveis. Não vai dar certo ter um casamento assim. Você vai ter que tomar uma decisão, porque ele claramente está resoluto no que pensa e você, por achar que ele é a melhor pessoa que conheceu na vida, não quer perdê-lo, mesmo que ele queira prender você e fazê-la mudar de objetivo.

CRISTIANE – Não tem nada de errado em você fazer faculdade ou academia. Seu namorado tem uma insegurança enorme sobre si mesmo. Ele acha que você não vai respeitá-lo e não aceita se você não admitir as decisões dele. Ele ainda não se casou com você, não tem um compromisso e já é muito exigente, sem dar muita coisa em troca. Ele não confia em você nem apoia o seu crescimento. O que normalmente teria de acontecer entre duas pessoas que se amam é se apoiarem mutuamente e uma querer ver a outra crescer e melhorar.

RENATO – Ele não consegue ter a inteligência para entender o valor de sua futura esposa fazer uma faculdade. Você quer estar associada a uma pessoa assim? Em nosso livro Namoro Blindado, ensinamos que o namoro é um período para conhecer a pessoa e ver se ela está preparada para um casamento. A atitude de seu namorado prova que ele não está pronto para isso. Se você for em frente com ele, prossiga por sua conta e risco.

Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: fizkes/Gettyimages