thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Planejamento perfeito previne performance patética

Imagem de capa - Planejamento perfeito previne performance patética

Eu descobri esta “Regra dos 5 Ps” há alguns anos. Ela faz todo sentido. Quantas vezes seu desempenho foi aquém do esperado simplesmente porque faltou planejamento? Ou porque você presumiu que outros iriam fazer o que deveriam ter feito, mas não fizeram e deixaram você na mão?

Planejar envolve antecipar. Requer esforço mental, imaginação, suposição, preparação e organização. Parece difícil, mas a aparente dificuldade tem muito mais a ver com o hábito de não planejar do que com complexidade em si. A maioria de nós não desenvolveu o costume de planejar, apenas de improvisar e dar um jeito.

Às vezes é necessário improvisar. Situações perfeitas não existem e nem sempre há tempo ou recursos suficientes para fazer um planejamento adequado. Mas quando algo realmente importa (e quando se trata de trabalho, quase tudo importa), é preciso gastar tempo no início para planejar para depois não precisar lamentar.

Experimente começar qualquer trabalho ou projeto com um planejamento. Comece cedo, não deixe nada para o último minuto. O tempo que você acha que não tem para fazer isso, será economizado depois, quando seu desempenho discorrer com excelência e sem problemas.

Grave esta regra. Cole-a na parede do seu escritório, no quadro de avisos de sua empresa, na sua geladeira… Repita-a para si mesmo em voz alta sempre que puder — até que ela se torne parte de você.

Planejamento perfeito previne performance patética.

E claro, pratique.

 

 

Veja também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…