Quem são os descartados por Deus?

Entenda por que até os escolhidos pelo Criador podem deixar de ser

Imagem de capa - Quem são os descartados por Deus?

A passagem bíblica em Jó 36.5 descreve que “Deus é grande e não despreza ninguém; Ele é grande na força da Sua compreensão”. O Senhor realmente não rejeita ninguém, inclusive na Palavra dEle, em Mateus 22.14, Jesus afirma que muitos são chamados, contudo, dentre estes, poucos são escolhidos.

Deus chama a todos para viverem a Sua Vontade e terem um relacionamento com Ele, mas a maioria não se torna escolhido por preferir amar o que a sociedade oferece (como dinheiro, fama, luxúria, promiscuidade, enfim, prazeres fugazes) e troca Seu chamado pelo das coisas mundanas, quase sempre guiadas pelo mal. E, se alguém vira as costas para o Criador para abraçar o mundo, evidentemente, não tem como permanecer com Aquele que o chamou, como mostra a passagem de 1 João 2.15: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”.

Em uma reunião recente, o Bispo Edir Macedo abordou o tema e falou que não tem como alguém dizer que ama a Deus e fazer as suas próprias vontades. “Amar o mundo é desejar o que há nele, então, quando a pessoa escolhe o mundo, ela abre mão do amor de Deus”, explicou o Bispo.

Quando alguém que já foi escolhido pelo Criador também opta por amar o mundo e se deixa levar pelas propostas dele, ignora os preceitos divinos, torna-se inimigo do Senhor e não ouve Seu chamado, pois a carne e a natureza humana estão totalmente ligadas e entregues aos desejos do mundo. É o que aponta a passagem de Tiago 4.4: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

E é por isso que muitos deixam de ser identificados como escolhidos, pois a minoria aceita viver essa comunhão com Quem o chamou. “Muitos querem ser servidos e trabalham com isso, com ter e ser honrado pelas pessoas, ter vantagens e mostrar para os outros que têm valor. Esses são caprichos de quem é do mundo e é diferente de quem se faz escolhido”, salientou o Bispo.

Assim, mesmo aqueles que aceitaram o chamado de Deus e se fizeram escolhidos devem ficar sempre atentos, pois o diabo continua lhes trazendo propostas, como fez com o Próprio Senhor Jesus. Depois de 40 dias de jejum no deserto, Ele foi tentado pelo diabo com o objetivo de fazê-lo inimigo de Deus e retirar o Seu título de escolhido. O mal tentou utilizar até mesmo a Palavra do Altíssimo (de forma deturpada, é claro) para vencer a integridade de Jesus e para conseguir tirá-Lo do Seu propósito. Jesus resistiu, pois conhecia a Verdade e a Vontade do Pai (Lucas 4). “O diabo oferece poder, glória e reconhecimento para ter a sua alma. Ele ofereceu isso a Jesus e, se Ele cedesse, o diabo teria a Vontade do Filho de Deus nas mãos. É isso que ele queria. Ele não se importava com o poder do mundo, ele queria somente a Vontade de Jesus para Ele”, disse o Bispo.

O problema é que muitos não têm a fé como a que Jesus exemplificou e se deixam atrair pelo mal. Fascinados pelas coisas mundanas, que os afastam de Deus, esses escolhidos optam por rejeitar o Criador e, assim, Ele não pode utilizá-los em Sua Obra – o que faz com que até esses escolhidos sejam descartados. “E para saber quem é de Deus ou não, somente o tempo para mostrar, pois assim como existem os que serão descartáveis, existem os verdadeiros, como entre os 12 discípulos, quando um era o traidor, mas os 11 continuaram”, completou o Bispo.

Assim, descartar ou não um escolhido não é iniciativa de Deus, ao contrário, pois Sua maior Vontade é ter cada pessoa por perto para a Salvação eterna.

Os descartados terminam mal a caminhada que, muitas vezes, começaram bem – e isso é uma responsabilidade totalmente deles. “Quando você escolhe o mundo e o ama, você fica apoiado nele e também no senhor dele, que é o diabo, porque sabia da Verdade, mas preferiu seguir a mentira”, afirmou o Bispo Macedo.

Então reflita, caro leitor: você tem se deixado conduzir pelo amor do Pai e Sua Vontade ou tem se deixado perder e iludir pelo mundo e seus devaneios, tornando-se um inimigo do Altíssimo? Ser descartado ou não depende de você.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Andrii Yalanskyi/getty images