USE atende comunidade de refugiados

Ação social Te Aquece beneficiou mais de 400 famílias no Maranhão

Imagem de capa - USE atende comunidade de refugiados

Anualmente, milhões de pessoas são forçadas a deixar o seu país em razão de guerras e conflitos e precisam atravessar fronteiras em busca de um recomeço. Segundo o Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para Refugiados no Brasil (Acnur), entre janeiro e maio de 2023, cerca de 66 mil refugiados foram acolhidos em território brasileiro.

Diante dessa realidade, na semana em que é celebrado o Dia do Refugiado no País (20 de junho), voluntários do programa social Universal Socioeducativo (USE) se mobilizaram com o objetivo de fazer o bem e levar esperança à comunidade de venezuelanos em São Luís, no Maranhão.

Te aquece
A ação social foi batizada de Te Aquece e aconteceu no dia 26 de junho, quando foram oferecidos assistência social e auxílio espiritual a mais de 400 homens, mulheres e crianças que se refugiaram no Brasil e hoje integram a República dos Venezuelanos na capital maranhense.

Organizado pelos voluntários do USE, o evento disponibilizou serviços comunitários gratuitos, como atendimento médico com aferição de pressão arterial e teste de glicemia, e de cuidado estético para o bem-estar dos acolhidos, com corte de cabelo, manicure, pedicure e limpeza de pele.

Foi preparado um espaço especialmente para as crianças e elas puderam desfrutar de diversas dinâmicas e brinquedos, como pula-pula.
A iniciativa, que realizou mais de 1.400 doações à comunidade, além do benefício físico, proporcionou o bem espiritual por meio da Palavra de Deus transmitida pelo Pastor Julio Cesar Pereira, responsável pelo USE no Estado do Maranhão. No total, foram doadas mil peças de roupa e 150 pares de sapatos masculinos e femininos. Além disso, as crianças receberam 50 brinquedos, 150 cachorros-quentes e refrigerantes e 50 saquinhos de pipoca.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: Cedidas