thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Por que homens não lembram datas

Imagem de capa - Por que homens não lembram datas

Esta aconteceu nos Estados Unidos, onde você pode personalizar a placa do seu carro com um número ou nome de sua escolha, desde que esteja disponível. Um marido chegou no departamento de veículos do estado e queria uma placa personalizada com o seu aniversário de casamento. À medida que completava a papelada, ele explicou para a atendente: “Assim eu nunca mais vou esquecer a data.” Completou o processo, e se foi.

Uma hora depois, o mesmo jovem voltou e entrou na fila. Quando chegou a sua vez, ele meio acanhado disse para a atendente: “Eu preciso corrigir os números na aplicação da placa.”
Por alguma razão que eu desconheço, homens não são tão bons de lembrar datas ligadas ao relacionamento quanto as mulheres. Claro que com suas exceções, homens como eu tendem a esquecer ou, mesmo que lembrem, a não dar tanta importância para elas como suas esposas.
Suspeito que isso esteja ligado ao fato das diferentes associações emotivas que homens e mulheres fazem a tais datas. Homens geralmente focam mais no que aconteceu naquela data, mulheres tendem a focar no significado do que aconteceu. Por isso, para elas, a associação emotiva é muito maior. Para nós, a data do casamento é a data em que nos casamos. Ponto. Para elas, é a data em que elas se sentiram a mulher mais linda de todas, escolhida por seu amado entre todas as mulheres. Já ele, por sua vez, não via a hora daquilo tudo acabar e ir para a lua-de-mel. (Mas não conte isso para ela.)
O fato é que essa diferença dos gêneros é a causa de muitas decepções entre casais. Para minimizar isso, eu cheguei a colocar as datas no calendário do meu computador, configurado para me lembrar diariamente semanas antes. E ainda assim, às vezes não adiantava. Tipo o cara da placa. Eu apenas clicava “ok” e não fazia nada à respeito.
Com o tempo, a Cristiane aprendeu a diminuir as expectativas. Acho que ela cansou e aceitou que tem um marido “deficiente datal”. Já não faz grande caso se eu não fizer nada especial para ela naquele dia.
Mas eu também tive que aprender. Seria errado eu esperar que ela me aceitasse nesse ponto como sou, sem que eu a aceite como ela é. Então, ainda que ao redor da data, eu procuro fazer algo por ela que ela goste. E funciona.
Não é porque não significa grande coisa para você que também não significa para ela. Faça um esforço. Ela vai apreciar.
Casais devem fazer as devidas compensações por causa das diferenças dos gêneros para que não tenham problemas desnecessários no relacionamento.
 
 
Aprenda mais:

 
Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…