Desafiando o Enem 2022 realiza ações pelo Brasil

Voluntários levam apoio emocional a participantes da prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou uma etapa essencial para os que desejam cursar a faculdade, mas, como toda prova importante, é cheia de obstáculos. Por isso, a Força Jovem Universal (FJU), por meio do projeto Universitários, ajuda os estudantes desde o momento do aprendizado até o período que antecede a prova com oferta de ações de apoio e incentivo.
Uma ação que teve essa finalidade foi o Desafiando o Enem 2022, que durante o ano ofereceu aulas de reforço gratuitas. Outro suporte foi dado nos dias das provas (13 e 20 de novembro), quando os voluntários do Universitários em todo o País distribuíram kits com água, chocolate e caneta. Em alguns locais houve música, massagem e saco de pancadas para ajudar os estudantes a relaxarem.

O responsável pelo grupo, Pastor Luke Castro, relata qual foi o objetivo da iniciativa: “queremos proporcionar essa vibe positiva, descontraída, passar força, pois muitas vezes uma palavra ou uma frase podem ficar na mente deles e dar a tranquilidade de que necessitam”.

Isso de fato acontece. O estudante Miguel Soares, de 19 anos, recebeu esse apoio do Universitários no Enem de 2021 e, depois da boa experiência, decidiu, neste ano, ajudar quem faria a prova. Ele conta sua experiência: “é muito gratificante participar dessa ação, pois compreendo a pressão que esses jovens estão passando. Como ex-vestibulando, sei o quanto esse apoio emocional e espiritual é necessário. É um privilégio poder transmitir para eles o que eu recebi por meio do projeto”.

Arthur Benassuly, de 20 anos, recebeu apoio do Universitários em 2020 e, após a prova, decidiu conhecer o trabalho da FJU de perto. Neste ano, ele levou adiante o suporte que outrora recebeu.

“Estamos lidando com jovens que, muitas vezes, sofrem pressão no decorrer do ano, o que faz com que fiquem com o emocional bem abalado. Fico feliz por poder levar a ajuda que recebi a outros jovens”, afirma.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas