Arqueólogos encontram ponta de flecha na cidade natal de Golias
Objeto foi feito de osso, durante invasão do rei Hazael, da Síria, e descoberto em Gate
Uma ponta de flecha foi encontrada na cidade de Gate, onde habitavam os filisteus. O objeto de osso foi descoberto em 2019, mas divulgado apenas recentemente em um artigo acadêmico no jornal Near Eastern Archaeology.
A equipe também acredita que a ponta de flecha pode ter sido produzida em uma oficina em Gate, descoberta em 2006. Pois, o local está a 300 metros de distância de onde o objeto foi encontrado (foto à esquerda). Na oficina, foram descobertos outros ossos de gado sem polimento e também artefatos já prontos. As informações são do site Live Science.
Os pesquisadores acreditam que o objeto está relacionado com a passagem bíblica em que o rei Hazael, de 842 a.C. a 800 a.C., conquistou Gate antes de marchar em direção a Jerusalém.
A Bíblia narra o episódio da seguinte maneira: “Então subiu Hazael, rei da Síria, e pelejou contra Gate, e a tomou; depois Hazael resolveu marchar contra Jerusalém.” 2 Reis 12:17
Por meio das escavações, sabe-se que uma destruição massiva ocorreu em Gate no final do século 9 a.C. (mesma época descrita na Bíblia). Em Gate também viveu o gigante Golias, que foi morto pelo rei Davi.
Saiba mais
Na plataforma Univer Vídeo, você encontra vários documentários e filmes que esclarecem sobre a temática bíblica. Entre eles: “Tetelestai” (que fala sobre o plano de salvação desde o Jardim do Éden até a ressurreição de Jesus Cristo), “Jeremias” (que conta a história do profeta que falou sobre a destruição de Jerusalém) e “A história de Gideão”.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo