Por um rei, eles desprezaram a Deus

Primeira temporada de Reis, na Record TV, vai mostrar como os anseios e as circunstâncias podem revelar o estado espiritual de uma pessoa

Trechos de algumas cenas da primeira temporada da novela Reis já estão sendo divulgadas.

A nova trama da Record TV, que conta a história dos reis que guiaram o povo de Israel, terá a sua primeira temporada intitulada A decepção. Ela fará o público refletir, a partir de histórias bíblicas, sobre como nossas reações diante de provocações, decepções, perdas e poder revelam quem realmente somos.

Para entendê-la, vale lembrar que até que houvesse o primeiro rei, Saul, o povo de Israel era liderado por juízes. Sansão, Gideão, Jefté e Débora são exemplos de alguns deles. Porém, em Reis, o público vai acompanhar a história a partir de um dos últimos juízes que Israel teve.

Em entrevista à Folha Universal, a autora da trama, Raphaela Castro, revela que, na primeira temporada, será mostrado ao telespectador como estava a situação do povo de Israel, inclusive espiritualmente, e como foi essa transição na liderança, desde o período em que Israel tinha um líder que além de juiz era sacerdote até o seu primeiro rei.

“Quando Reis começa, nós estamos contando a história do penúltimo juiz que foi o sacerdote Eli. Então, a nossa história tem início em 1 Samuel, capítulo 1, e eu não posso contar até que capítulo vai, porque aí é spoiler, mas posso contar qual é a história”, brinca.

Nas redes sociais oficiais da trama, o personagem Eli, interpretado por José Rubens Chachá, é descrito como “um exemplo de quem serve a Deus, mas não O tem como primeiro em sua vida e pensa que o seu serviço pode compensar isso”. Raphaela explica que ser o sumo sacerdote responsável pelo Tabernáculo já era uma grande responsabilidade e, além de ser a liderança espiritual de Israel, Eli também era o juiz daquele povo separado por Deus. Contudo, ao fracassar nesta missão, por fazer vistas grossas à corrupção dos seus filhos Hofni (Vinicius Redd) e Fineias (Edu Porto), que roubavam a oferta do povo, Eli é substituído pelo jovem Samuel (Rafael Gevú). E é neste contexto que surge Ana, interpretada por Branca Messina, mãe de Samuel. “A história de Ana é lindíssima na Bíblia e nunca a tivemos em uma série ou novela bíblica”, destacou a autora.

Casada com Elcana, que será interpretado por Fernando Pavão, Ana tem a frustração de não poder ter filhos. Então, forçado pelas circunstâncias, seu marido se casa com Penina, vivida pela atriz Julia Guerra, para ter descendentes e esta se torna uma rival implacável de Ana. E é em meio a toda essa humilhação que Ana, uma mulher temente a Deus, viverá um milagre.

Mas, de acordo com Raphaela, o diferencial que vai ficar claro para o público, principalmente nesta primeira temporada, é como Deus cuidava do Seu povo. “Israel não precisava de um rei porque Deus cuidava dele. E é desse cuidado de Deus que Reis fala muito: sobre o relacionamento que Deus deseja ter com as pessoas”, finaliza.

A nova trama estreará em breve nas telas da Record TV. Enquanto isso, acompanhe tudo sobre esta superprodução no portal R7, acessando recordtv.r7.com/reis e também aqui na Folha Universal. Não perca as próximas edições.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Blad Meneghel