Segundo dia: confira momentos da Caravana Casamento Blindado

Casais estão tendo uma experiência enriquecedora

Imagem de capa - Segundo dia: confira momentos da Caravana Casamento Blindado

Neste sábado (30), aconteceu o segundo dia da Caravana Casamento Blindado 2025 com orientações espirituais.

Como está sendo

Diretamente da Terra Santa, na Torre da Fé, os casais iniciaram o dia com uma palavra do Bispo Edir Macedo, acompanhado da esposa, Ester Bezerra. Eles entenderam que o casamento é um símbolo de Deus e que o segredo para um relacionamento feliz é servir ao outro. Renato e Cristiane Cardoso também estiveram presentes.

Você pode acompanhar um trecho no vídeo abaixo:

Mais ensinamentos

Na sequência, guiados por Josi Boccoli, os casais começaram o tour – transmitido ao vivo pelo Univer Vídeo – com a peregrinação que começou pelo antigo Teatro Romano em Cesareia. Lá, eles conheceram a história de Herodes, neto de Herodes, o Grande, que construiu a cidade.

  • “Quando Herodes chegou aqui, ele era a pessoa mais poderosa da região (…) ele era o deus na Terra naquela época”, salientou ela.

Nesse ínterim, ela explicou amplamente sobre a história. Em suma, Herodes vestiu roupas reais, sentou-se no trono e fez um discurso ao povo. Naquela época, as pessoas gritavam, dizendo que era a voz de Deus, e não de homem. Herodes não deu glória a Deus, então, um anjo do Senhor o feriu, e ele morreu comido por vermes.

Que tipo de cristão você tem sido?

Levando isso para nossa vida espiritual, Josi disse que essa situação fala muito com a gente, pois quantas vezes as pessoas esperam um elogio e se ele não acontece elas ficam tristes e frustradas porque queriam o reconhecimento. No entanto, quando a gente faz para Deus, Ele vê tudo.

  • “Deus vê, não importa o lugar, a posição”, salientou.

Ao final da explicação, Bispo Edgar Brum falou sobre a importância do momento e, em seguida, fez uma oração para que o Espírito Santo agisse na vida de cada um.

A pedra escrita

Na sequência, eles passaram pela pedra em que está escrito que Pôncio Pilatos – o governador romano que julgou e condenou Jesus à crucificação – morou em Cesareia, uma evidência arqueológica extremamente importante. Ela é uma das descobertas arqueológicas mais importantes relacionadas ao Novo Testamento. Inclusive, Josi Boccoli explicou que o local está mencionado na Bíblia, a arqueologia prova e a história conta.

Ademais, os casais conheceram a prisão onde Paulo ficou e puderam ver de perto o local. Eles também passaram pela Casa de Cornélio – centurião romano que vivia em Cesareia – e entenderam mais sobre a história de Pedro.

  • “O que aconteceu aqui mudou a história do cristianismo. Aqui tudo iniciou”, disse Josi.

Honre sua família

Durante o trajeto, o Bispo Renato Cardoso explicou que quem levou a fé cristã foi Pedro na casa de Cornélio, um romano. Segundo o Bispo, o que chama a atenção de Cornélio era que ele foi um homem de família.

  • “Se a pessoa valoriza a família ela já está bem mais perto de Deus. Já quem a despreza está mais longe dEle. Então, aprenda a valorizar a sua família, pois quando você a está tratando bem, honrando-a, você também está honrando a Deus indiretamente”, reforçou ele.

A importância da humildade

Em seguida, Cristiane Cardoso ressaltou o quanto Cornélio foi humilde e que tudo começa com a humildade.

  • “A nossa humildade diante de Deus é que guarda a nossa fé.”
  • “Todos os dias nós temos que priorizar a humildade. Ela nos aproxima de Deus”, enfatizou Cristiane.

Em seguida, eles passaram pela Muralha dos Cruzados, uma parte fortificada da antiga cidade portuária de Cesareia, e outros pontos importantes. Também aprenderam sobre a história da pedra angular – primeira pedra colocada na construção de um edifício –, o encaixe perfeito dela, e sobre como Deus se encaixa nas pessoas, assim como uma pedra lapidada.

Já está disponível

Quer saber mais sobre essa jornada espiritual?

Os dois primeiros episódios da Caravana Casamento Blindado já estão disponíveis na plataforma Univer Vídeo. Clique aquiassine e assista. Não deixe de acompanhar!

Leia também

Primeiro dia: Caravana Casamento Blindado 2025 chega a Israel

3 razões para acompanhar a Caravana Casamento Blindado

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Reprodução Univer Vídeo