PROJETO LER E ESCREVER


Anualmente, o projeto Ler e Escrever forma milhares de jovens e adultos em cursos de alfabetização, Ensino Fundamental e Médio, profissionalizante e em classe de aceleração, sem custos para o aluno. No Rio de Janeiro, o projeto existe desde 1989. Nesses 24 anos, foram atendidos cerca de 20 mil alunos.

O Ler e Escrever da Universal atende às diretrizes da Lei Nova EJA (Educação de Jovens e Adultos). Assim, os alunos devem ter idade mínima de 18 anos.

No Rio de Janeiro, o projeto oferece as classes de alfabetização e a classe de aceleração do 1º ao 5º ano. Em 2011 e 2012, mais de 900 alunos tiveram acesso ao Teste de Avaliação e outros 400 puderam dar continuidade aos estudos no 2º Segmento do Ensino Fundamental. No mesmo período, cerca de 600 alunos, após concluírem o Ensino Fundamental, tiveram acesso ao Ensino Médio. O projeto também recebe estagiários de escolas estaduais e privadas, do curso de formação de professores e de faculdades de pedagogia. Em 2012, 25 estagiárias concluíram uma carga horária média de 30 horas de atividades.

Em São Paulo, o projeto desenvolve a alfabetização de jovens e adultos desde setembro de 1996. De 1996 até 2013, estima-se que mais de 20 mil alunos fizeram o Teste de Avaliação, que possibilita dar continuidade aos estudos no supletivo da 5ª à 8ª série. Muitos alunos chegaram a ingressar em universidades depois de passar pelo curso.

Após 2004, a parceria com a Easycomp (Metodologia em Computação) e a Federação das Escolas de Cabeleireiros do Estado de São Paulo (cursos da área de estética), fez com que o projeto passasse a oferecer cursos de profissionalização. Mais de 1,2 mil alunos já foram beneficiados em informática, 400 na área de cabeleireiro feminino e cabeleireiro masculino, 300 em manicure e pedicure, 120 em massagens e estética facial.

Além disso, há também o curso de gestão empresarial, que já recebeu apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com palestras; o curso de Libras – Língua brasileira de sinais –, que é realizado pela internet; e cursos de idiomas como o inglês, que atende mais de 100 alunos a cada semestre, espanhol, lançado no início de 2013, e francês, que é ministrado online, por meio dos laboratórios de informática do projeto.

Em 2011, o Ler e Escrever ganhou o reconhecimento da Câmara Municipal de São Paulo por sua contribuição para o desenvolvimento social e educacional, pelas atividades gratuitas que tem oferecido para a população.

Em Minas Gerais, funcionando desde janeiro de 2007, o Ler e Escrever já atendeu cerca de 3,6 mil alunos, aprovando em média 600 estudantes por ano. Em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte, atende pelo EJA com turmas de alfabetização, Ensino Fundamental e Médio. O projeto oferece ainda cursos profissionalizantes como informática, cabeleireiro, manicure e artesanato.

O projeto não se limita ao Brasil, e atua também em outros países onde a Universal está presente, como, por exemplo, na Angola, onde o índice de analfabetismo era de 58% em 2007, ano em que o Ler e Escrever começou a sua atuação no país.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3497-1656 ou acesse a página oficial do grupo no Facebook, clique aqui.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

PROJETO LER E ESCREVER

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games