COMO TER AMOR PRÓPRIO E NUNCA MAIS SE COMPARAR

Todos nós fomos criados únicos. Deus escolheu fazer cada ser humano singular. Mas muitas pessoas passam por uma polêmica interior: a comparação. E isso acontece desde a infância. É natural você olhar para outra pessoa e se comparar com ela.
A pessoa se compara para baixo ou para cima. Para baixo, seria: “eu não vou ter a mesma chance, porque tal pessoa tem mais condições do que eu”. Para cima: “eu tenho aparência, dinheiro”. E, assim, essa pessoa pisa nas demais.
Porém, isso é algo irracional, porque é como comparar “laranja” com “maçã”. O único fator semelhante entre elas é que ambas são frutas. Graças a Deus por essa variedade de frutas que temos para nos alimentar! Então, é em vão comparar qualquer fruta. Do mesmo modo, você nunca deve fazer comparações entre pessoas.
A sociedade incentiva as comparações. Os pais comparam um irmão com o outro. Vemos isso nas famílias. E vemos também na escola, quando um professor passa as notas e as observações.
Todo mundo sabe que ninguém é igual. Mas o que temos de fazer é olhar para as nossas qualidades e trabalhar com elas. É como em um jogo de cartas: você joga com a mão que tem. Você tem que se tornar bom com as “cartas” que a vida lhe deu. Simplesmente, não se compare. Esta é a primeira coisa que você deve entender: trabalhe com o que a vida lhe deu.
A segunda coisa é: “Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens” (1 Coríntios 7:23-24).
É uma revelação que vai lhe libertar com respeito ao seu valor. O meu valor não é dado por mim, minha família, meu saldo bancário, minha aparência ou o que as pessoas pensam de mim. Eu fui comprado por um bom preço: a vida do Filho de Deus. Ele me achou tão valioso que pagou com a vida do Único Filho que Ele tinha. O Senhor Jesus me adquiriu para me trazer de volta para Ele. Esse é o meu valor.
Como eu posso aumentar o meu preço ou diminuí-lo? Porque eu não sou maior do que Deus. O preço é fixo e já foi pago na cruz. Assim, você não fica mais questionando o seu valor, você aceita que você é dEle.
Mas, infelizmente, é como se diz: “pagou, mas não levou”. Com Deus tem sido assim: Ele pagou pela vida das pessoas, mas elas não se entregam para Ele.
Confira a mensagem completa no vídeo acima.