Vigie a sua mente

As piores ações de um homem nascem de maus pensamentos

Imagem de capa - Vigie a sua mente

O escritor e palestrante motivacional canadense T. Harv Eker ficou famoso com o seguinte raciocínio: “pensamentos conduzem a sentimentos; sentimentos conduzem a ações; e ações conduzem a resultados”.

E precisamos admitir que muitas ações lamentáveis de um homem nascem de pensamentos errados. São atitudes de machismo, agressões, traição, brigas, disputas de poder e até a vaidade exagerada que rende piadas de quem está ao redor dele.

Quando o Senhor Jesus recomenda “vigiai e orai” (Mateus 26.41), Ele se refere justamente a lutar contra as tentações. E o que é uma tentação senão um pensamento ruim que pode até gerar uma vontade catastrófica?

Abordamos nesta página há algumas edições o fato de o homem focar em apenas uma coisa por vez. Esse aspecto seria algo bom se na mente masculina só existisse lugar para um pensamento por vez e, se este fosse positivo, um ruim não ocuparia o mesmo espaço.

Contudo não é o que acontece. Se um sujeito chega em casa desanimado depois de um dia infrutífero, o que diminui suas perspectivas boas em relação à vida, alimenta pensamentos negativos de que não conseguirá prosperar e que não poderá obter mudanças boas, então, a frustração vem à sua mente. Não é raro que ele desconte esse sentimento gerado pelos pensamentos na esposa e nos filhos, não consiga curtir um hobby e ainda podem ser causados problemas de saúde e envolvimento com vícios.

Mas, se ele usar a razão e conseguir identificar o problema, será capaz de questionar esse pensamento e perceberá que começou a pensar baseado nas circunstâncias e ficou inseguro e ansioso. Dessa forma, quando identifica o mal, a reação negativa é quebrada logo de início e ele não cai na tentação.

Um pensamento ruim tem efeito destrutivo em dois tempos: faz o homem voltar constantemente ao passado e remoer aquele erro e compromete o futuro, pois gera ansiedade quanto ao que nem aconteceu ainda. E onde fica o presente? Este é o ponto: o mau pensamento tira o seu foco dele. E o pensamento que deve ser evitado e substituído por outro acontece exatamente neste tempo.

O filósofo e escritor franco-argelino Albert Camus (1913-1960) disse que “a grandeza do homem consiste na sua decisão de ser mais forte que a condição humana”. Isso faz sentido até espiritualmente: o indivíduo que recebeu o Espírito Santo tem a sabedoria e o discernimento vindos de Deus para saber lidar com seus pensamentos, negando e afastando os ruins. Decidido a manter-se em comunhão com Ele, recebe também os bons pensamentos para conduzir sua vida acima das capacidades meramente terrenas. Afinal, que pensamento ruim prospera naquele que tem o pensamento de Deus?

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Getty Images