Vício em games tira a vida de mais um jovem

Adolescente tailandês foi encontrado morto após maratona de jogos no computador

Imagem de capa - Vício em games tira a vida de mais um jovem

No fim de outubro, um adolescente viciado em videogames foi achado morto diante de um computador em seu quarto, na Tailândia. O jovem Piyawat Harikun, de 17 anos, teria aproveitado um feriado escolar para fazer uma maratona de games no computador.

O pai do adolescente, Jaranwit, encontrou o cadáver do filho ao lado da cadeira na frente do computador. Ele tentou reanimar o jovem, sem sucesso. “Eu chamei o nome dele e disse ‘acorde’, ‘acorde’, mas ele não respondeu”, informou ao jornal Daily Mail. Ao lado do corpo, havia uma pilha de caixas de comida para viagem e uma garrafa de refrigerante.

Médicos que examinaram o corpo indicaram que o adolescente morreu por causa de um acidente vascular cerebral supostamente causado pelo uso constante do computador durante a noite.

vícios, comutador, jogos, madrugada

Vício
Ainda segundo o Daily Mail, o pai de Piyawat afirmou que o jovem era viciado em jogos e alertou outros pais sobre os riscos da dependência em videogames. “Meu filho era inteligente e sempre se saía bem na escola, mas tinha um grande problema com o vício em jogos. Tentei avisá-lo sobre suas longas e implacáveis horas jogando e ele prometeu reduzir esse tempo, mas já era tarde demais”, afirmou, de acordo a reportagem.

vício, games, jogos problemas, morte

Doença
No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o vício em videogames como uma condição de saúde mental na atualização de sua classificação internacional de doenças (CID). Esta é a primeira vez que o distúrbio relacionado a games é reconhecido como doença.

“Para o transtorno de videogame ser diagnosticado, o padrão de comportamento deve ser de severidade suficiente para resultar em prejuízo significativo nas áreas pessoal, familiar, social, educacional, ocupacional ou outras áreas importantes, tornando-se evidente por pelo menos 12 meses”, afirmou a OMS, de acordo com o site das Nações Unidas. As estimativas da OMS são de que entre 2% e 3% das pessoas que jogam videogames desenvolvem um comportamento abusivo.

De acordo com a OMS, a classificação oferece um vocabulário comum para que todos os países possam registrar, relatar e monitorar problemas de saúde. A CID-11 entrará em vigor em 2022.

Fé contra o vício
Assim como outras dependências, o uso abusivo de videogames traz prejuízos para a vida familiar e profissional, além de afastar a pessoa do que é mais importante na vida. Por isso, cristãos devem ficar atentos aos excessos e buscar fortalecer a própria Fé por meio da meditação na Palavra de Deus.

Se você passa muitas horas em jogos eletrônicos e está deixando de lado outras áreas da vida, busque ajuda. Não deixe que o vício seja maior do que você. Na Universal, o Tratamento para a Cura dos Vícios ocorre aos domingos. Procure uma Igreja mais perto de você e participe. Verifique endereços na página 32 ou acesse universal.org/localizar.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Fotos: Getty Images