Uso abusivo de medicamento para dor pode causar vício

De acordo com a Anvisa, no Brasil, o comércio de opioides saltou mais de 30%. Saiba mais

Imagem de capa - Uso abusivo de medicamento para dor pode causar vício

Medicamento para dor à base de ópio pode causar dependência química. O alerta foi dado por reportagem exibida no programa Domingo Espetacular, da Record TV.

Entenda o contexto:

  • Utilizados em cirurgias, tratamentos de câncer e para combater dores crônicas, os medicamentos à base de ópio se tornaram um problema porque muitas pessoas ficam dependentes da droga.
  • De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil, em 2021, o comércio de opioides saltou mais de 30%.
  • Nos Estados Unidos, mais de meio milhão de pessoas já morreram por causa do uso abusivo de remédios para dor à base de ópio.

Abaixo, assista à reportagem na íntegra:

Por que falar sobre isso é importante:

  • Os riscos dos remédios que usam opioides e aliviam a dor alcançam milhões de pessoas em todo o mundo. O vício em medicamentos para dor à base de ópio destrói histórias de vida, carreiras de sucesso e famílias inteiras. Levando até mesmo o indivíduo à morte precoce.
  • Muitos procuram nas drogas algo para preencher o vazio interior que sentem. A falsa sensação de prazer, euforia e motivação que essas substâncias dão ao indivíduo levam ao engano e ao vício.
  • Todo tipo de droga é perigoso e tem capacidade para causar dependência. A linha entre o uso pontual de qualquer tipo de substância química e o vício é tênue. Algumas podem até parecer inofensivas, mas são o ponto de partida para incursões ainda mais viciantes.

Vício tem cura:

Muitas podem ser as causas que levam uma pessoa aos vícios. Mas, independentemente do motivo, o mais importante é saber que o vício também é um problema espiritual e tem cura.

Se você está cansado de sofrer, quer se livrar deste mal que o aflige e obter ajuda nesse processo de mudança, participe do Tratamento Para a Cura dos Vícios. Reunião dedicada especialmente a quem busca a libertação da dependência, seja ela qual for.

Veja abaixo exemplos de pessoas que tiveram a vida transformada:

A saber, milhares de pessoas que sofrem as consequências dos vícios há muitos anos procuram o Tratamento. E que já buscaram ajuda em diversos locais, porém sem resultado. Clique aqui e saiba onde e quando participar. Ademais, acesse o canal do Tratamento no Youtube.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock