Universal presta auxílio a bombeiros em fortaleza

Água e alimentos foram distribuídos aos profissionais que trabalharam na tragédia do edifício Andréa

Imagem de capa - Universal presta auxílio a bombeiros em fortaleza

Por volta das 10 horas, um prédio residencial de sete andares desabou no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, capital do Ceará, no dia 15 de outubro. De acordo com a Defesa Civil local, nove pessoas morreram e sete foram retiradas vivas dos escombros.

famílias, amparo, auxílio, roupas, apoio

Com o desabamento do edifício, outros imóveis das redondezas foram afetados e ruas próximas a ele foram isoladas. No prédio havia apenas 14 apartamentos e a construção apresentava más condições estruturais.

“Era um prédio antigo”, afirmou o tenente João Romário Filho. “Ele caiu inteiramente na vertical e isso é um indicativo de problemas de estrutura de pilastra se rompendo. Isso faz com que ele caia dessa forma”, declarou o presidente da Academia Cearense de Engenharia, Victor Frota Pinto, à imprensa.

Auxílio prestado
Logo que souberam da ocorrência, cerca de 200 voluntários da Universal se deslocaram ao endereço para auxiliar o Corpo de Bombeiros. Água, alimentação e frutas foram levados aos profissionais. Além disso, voluntários técnicos de enfermagem também prestaram primeiros socorros.

universal, ajuda, apoio, espiritual, social

A coordenadora da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Cajazeiras, Zeneide, falou da importância do auxílio dos voluntários. “Nossas equipes estão trabalhando incansavelmente em busca de sobreviventes. A ajuda chegou em boa hora. Quando eles chegaram nossas equipes não tinham almoçado e estavam com sede”, disse.

Além disso, ela, que não é da Universal, ficou surpresa e grata pelo trabalho social prestado. “Não sou da Universal, mas minha filha tem frequentado há um mês. Inclusive, ela já havia dito que a Universal realizava bastante trabalho social. Então foi algo que me pegou de surpresa. Muito obrigada pelo apoio”, concluiu.

Famílias amparadas
O apoio também foi estendido aos familiares das pessoas que estavam no imóvel e precisavam ser resgatadas. Roupas, alimentos e principalmente apoio espiritual e emocional foram oferecidos. Para o Bispo Leno Cunha, responsável pelo trabalho evangelístico da Universal no Ceará, a ação social é, acima de tudo, uma forma de levar uma palavra de Fé e esperança.

água, alimentos, esperança, força

“Em momentos assim, não é só o prédio que vai ao chão, a vida da família, o emocional e espiritual também vão. Por isso, mais do que o amparo social, levamos o apoio espiritual e emocional, pois a Fé na Palavra de Deus nos ensina que sempre é possível se reerguer”, afirmou o Bispo.

Ações como esta também possibilitam que os voluntários levem a Palavra de Deus às vítimas. “Estamos levando toda ajuda possível.

Quando há vítimas e desaparecidos as famílias ficam desesperadas. Apesar de termos um amplo trabalho social, o nosso foco é levar a Palavra de Deus a todos os lugares e em qualquer situação”, concluiu o Bispo.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Fotos: Photo Premium/Folhapress e Cedidas