Uma decisão que transforma

Leonardo Domercke era viciado em drogas e envolvido com roubos. Veja como ele mudou

Imagem de capa - Uma decisão que transforma

Leonardo Bandeira Domercke, (foto abaixo) de 25 anos, natural de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, nasceu em uma família de classe média baixa. Em consequência das dificuldades financeiras na infância e por causa da separação dos pais, ele e o irmão mais velho se envolveram com a criminalidade na adolescência.

Aos 15 anos, Leonardo já era usuário de drogas e consumia bebidas alcoólicas. Quando já estava totalmente envolvido no crime, o adolescente notou que a relação com o tráfico de drogas lhe proporcionava facilidades e isso fez com que ele quisesse se aprofundar ainda mais nas práticas erradas. Ele passou a cometer uma série de assaltos. Logo observou que estava viciado em roubos. “Percebi que aquilo já tinha virado um vício e só me dei conta quando já tinha sido preso três vezes”, lembra.

Por causa dos assaltos, Leonardo foi preso duas vezes em 2011 e uma vez em 2014. Ele se recorda que na última apreensão passou por um momento difícil durante uma rebelião no complexo prisional, quando os menores colocaram fogo nas galerias do local, o que fez com que muitos passassem mal e quase morressem intoxicados com a fumaça. “Foi um momento muito difícil, pois ali vi a morte e tive medo de partir”, admite.

A chance
Depois desse episódio, Leonardo começou a apresentar sintomas de depressão, mas, ao mesmo tempo, ele também passou a conhecer a Palavra de Deus. “Eu estava em depressão profunda, mas vi que existia uma saída para o que eu estava vivendo e que aquela era a minha única chance de mudar.”

Assim que recebeu a liberdade assistida, Leonardo decidiu buscar a Deus. “Vendo os testemunhos de pessoas transformadas, não pensei duas vezes: eu queria me entregar a Deus de fato”, revela.

Não demorou muito para que Leonardo começasse a agir de forma correta. Sua primeira iniciativa foi se reconciliar com a família. “Pedi perdão ao meu pai e acompanhei de perto a mudança e o testemunho do meu irmão. Ele também tinha uma vida no crime, mas hoje é pastor na Universal e um exemplo para mim.”

Leonardo explica que sua vida foi transformada em todas as áreas. “Hoje, tenho uma profissão, trabalho com vendas em uma multinacional, e tenho uma vida abençoada.” Apesar disso, ele revela que nenhuma bênção é maior do que ter recebido o batismo com o Espírito Santo. “A minha maior riqueza é ter Deus dentro de mim. Ele me dá forças”, reconhece.

Atualmente, Leonardo ajuda outros jovens que se envolveram com a criminalidade como ele a também conhecerem a Deus. “Eu sou a prova viva de que a Palavra de Deus nos transforma quando a valorizamos de verdade e, por isso, tenho condições de ajudar outras pessoas a fazerem a escolha certa como eu fiz”, conclui.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Cedidas