Uma casa organizada e bem cuidada reflete o seu interior

Manter o lar em ordem melhora a relação familiar e ajuda a economizar tempo e dinheiro. Entenda como tornar isso possível

Imagem de capa - Uma casa organizada e bem cuidada reflete o seu interior

Manter a casa em ordem melhora o bem-estar da família e até ajuda a economizar tempo. Quem nunca perdeu vários minutos tentando encontrar uma peça perdida no guarda-roupa? A falta de organização da residência pode gerar desânimo, frustração e até brigas entre os moradores.

Mas atenção: organizar é diferente de limpar o ambiente. “A organização envolve critérios baseados na funcionalidade. Durante o processo, você determina o lugar para cada objeto e isso facilita a vida de quem vive no local”, esclarece a personal organizer Claudia Pilli, que atua em São Paulo. Ela cita que a limpeza também é fundamental, mas, se não houver organização, o ambiente fica confuso e bagunçado.

O primeiro passo para a organização é o descarte do que não é mais necessário. “Você não precisa jogar tudo fora. Avalie o que pode doar, vender ou jogar no lixo”, diz Claudia. Depois, é preciso classificar os itens e decidir um lugar para cada um deles. “Quando você organiza a casa, o espaço físico, de certa forma você também acaba organizando o lado de dentro, o seu interior”, opina.

Manutenção
Além disso, toda casa precisa de manutenção periódica. Caso contrário, a família corre o risco de ter acidentes ou gastos muitos altos.

“Existem manutenções que devem ser feitas a cada seis meses ou a cada ano para evitar desperdícios e vazamentos. Também é importante verificar a parte elétrica para prevenir panes e incêndios”, alerta Thiago Lopes, sócio-proprietário da JF Marido de Aluguel, de Juiz de Fora. “A laje e o telhado têm uma vida útil, algumas pessoas acham que eles duram para sempre. Se não houver manutenção a cada três ou quatro anos, a casa começa a ter infiltrações”, acrescenta Itamar Bastos, criador da Aloha Serviços.

Família em harmonia
A sujeira e a desordem indicam a ausência de Deus no local. O cuidado com as coisas exteriores espelha a forma como nosso interior está (ou não) organizado. Em outras palavras, uma casa limpa, organizada e bem cuidada é o reflexo de uma vida espiritual plena e fortalecida.

E isso traz benefícios para toda a família, pois ajuda a alinhar objetivos, evitar conflitos e manter a paz e a harmonia do lugar.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Foto: Getty Images