“Sou muito nova para namorar?”

Imagem de capa - “Sou muito nova para namorar?”

Aline tem 14 anos e namora há cinco meses. Os pais dela não aceitam o namoro e, por isso, ela pede ajuda. Renato e Cristiane Cardoso a aconselham como solucionar esta questão e evitar consequências negativas em sua vida amorosa no futuro.

ALINE – Namoro há cinco meses. Meus pais sabem do namoro, mas não aceitam. Pelo fato de sentir medo da reação deles, fico bastante tempo sem ver meu namorado. Sou obrigada a rejeitar as ligações dele porque minha mãe não quer nem sequer que eu me aproxime dele. Ela já viu as notificações das redes sociais que ele me enviou e, por isso, acabamos discutindo. Também já ameaçou me tirar da escola se eu não terminasse o namoro com ele, me expulsar de casa chamar a polícia para prendê-lo e até matá-lo, caso o visse. Já pensei até em fugir de casa, mas depois refleti sobre as consequências e desisti disso.

Só que o meu namoro está se desgastando e brigamos por qualquer motivo. Já tentei promover um encontro entre meus pais e ele para ver se a situação melhora, mas ele sempre rejeita. Sou muito nova para namorar? Qual a melhor solução para resolver
esse problema?

CRISTIANE – Terminar, terminar e terminar. Essa é a melhor decisão. Provavelmente, você deve estar namorando uma pessoa bem mais velha do que você e, por isso, sua mãe acha que esse namoro é um absurdo. É comum que uma menina bem jovenzinha se apaixone por um rapaz de 18, 20, 21 anos, fique obcecada pelo rapaz, esqueça de usar a cabeça e pense que é ainda uma criança, que não sabe nada
e que o rapaz já tem
mais experiência.

RENATO – Eu digo que ela não está em condições de namorar neste momento nem se o rapaz for da mesma idade dela.

CRISTIANE – É possível reparar que hoje, normalmente, há crianças namorando com jovens. É difícil vermos uma moça nova com um rapaz novo porque ele, geralmente, não está pensando em namorar. Quando os homens estão pensando em namorar, já estão mais velhos: com 18 ou 19 anos, mas a menina já pensa em namorar, atualmente, com 5 anos de idade.

RENATO – Seja como for, Aline, você ainda tem 14 anos e, por isso, tem bastante energia para correr e fugir deste namoro. Então, termine com ele. Você está precisando de um balde de água fria para acordar. Acorda, Aline!

CRISTIANE – Eu tenho pena porque tanto você como outras meninas de 14 anos não veem a realidade e vivem no mundo da fantasia. Se o rapaz é charmoso, romântico com elas, logo ficam apaixonadas pelo fato de receberem atenção de um homem mais velho, que está na faculdade, por exemplo. Parece que elas entram em um filme da Disney e ficam lá, enquanto suas mães e os professores da Escola do Amor Responde estão falando para que saiam do relacionamento. Só que ficamos taxados como a Malévola do conto de fadas ou como o lobo mau ou a bruxa.

RENATO – É claro que os pais se deram conta da situação porque disseram que vão chamar a polícia e o ameaçaram de morte. Mas não é dessa forma que a situação vai ser resolvida. Aline, você está tomada por uma paixão, uma queda para um sentimento. É exatamente por causa disso que, quando você for mais velha, vai olhar para trás e pensar que era apenas uma criança e que não sabia o que estava fazendo, que estava doente de amor. Realmente, você está doente de amor porque não está agindo com sua cabeça. Não faz sentido você, com 14 anos, namorar, ir contra os seus pais ou fugir de casa. Por tudo o que seus pais lhe ensinaram de bom e se você nos considera de alguma forma, siga esse conselho: termine o relacionamento com esse rapaz. Você ainda tem muitos anos pela frente para poder namorar.

Espere e foque no que é importante: em ser uma boa filha para aprender a ser uma boa esposa no futuro. Afinal, uma má filha não vai ser uma boa esposa. Então, concentre-se na sua família, nos seus pais e respeite-os. Você pode manter uma amizade com esse rapaz sem esconder nada de seus pais. Se eles permitirem e considerarem que ele não seja nenhum pervertido, você pode manter a amizade com ele, mas nada além disso.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images