Rede aleluia

Notícias | 14 de maio de 2019 - 11:14


Quatro em cada dez jovens já tiveram o nome negativado por dívidas

Saiba como se prevenir deste problema

De acordo com um levantamento feito, recentemente, pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com SPC Brasil, 4 em cada 10 jovens, de 18 a 24 anos, já tiveram o nome negativado por dívidas pelo menos uma vez.

Entre as principais razões estão a perda de emprego, representando 24% dos casos; 21% por falta de planejamento de gastos e o empréstimo em nome de terceiros, com 20% dos casos.

Além disso, 47% dos jovens não controla as finanças pessoais. E ainda de acordo com o estudo, 18% justifica não cuidar das finanças “por preguiça”.

O grande problema das pessoas que não conseguem se controlar financeiramente é agir por impulso. Isto é, agir com as emoções à flor da pele.

Compram o que não podem pagar e não se planejam para gastos inesperados. Além disso, não possuem reservas e, quando se deparam com situações, como a perda de emprego, não sabem como reagir e acabam com o nome sujo na praça.

Dinheiro e responsabilidade

No livro de Provérbios, o Rei Salomão – que foi o homem mais rico da humanidade – alertou sobre problemas financeiros decorrentes da irresponsabilidade.

“Não estejas entre os que se comprometem, e entre os que ficam por fiadores de dívidas. Pois se não tens com que pagar, deixarias que te tirassem até a tua cama de debaixo de ti?”. Provérbios 22: 26-27

Isto quer dizer que o ser humano não deve se colocar como fiador de uma dívida seja dela ou de outra pessoa, se não tiver como arcar com ela. É preciso haver responsabilidade com o dinheiro, da mesma forma que há responsabilidade com outras áreas da vida.

Ademais, Salomão ainda reiterou dizendo que o homem sábio trabalha para a abundância, mas o apressado, isto é, aquele que toma decisões precipitadas ou compulsivas, caminha para a pobreza (Provérbios 21:5).

Por isso, é fundamental que jovens e adultos saibam se policiar e tenham em mente que o dinheiro deve ser gasto com racionalidade, pois alguns problemas financeiros não são causados por espíritos malignos, mas pela falta de organização.

Leia também: O que a Bíblia fala sobre educação financeira?

Está com o nome negativado?

Se você está com o nome negativado ou com dívidas que não consegue pagar, saiba que todas as segundas-feiras, na Universal, acontece a Nação dos 318. Um encontro totalmente dedicado aos desafios da fé. Para aprender mais sobre o uso do dinheiro aliado à fé inteligente, participe de uma das reuniões. Os endereços você pode encontrar, clicando aqui.

No Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, São Paulo, as reuniões acontecem às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e, especialmente, às 22h. Participe!

Jejum de Daniel

Entre os dias 19 de maio e 9 de junho, acontecerá o propósito “Jejum de Daniel” para o avivamento do Espírito Santo. O encerramento será no dia de Pentecostes com o derramamento do Espírito Santo, direto do Cenáculo de Jerusalém. Se você deseja esse avivamento espiritual participe dos encontros que acontecerão no domingo próximo, no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de sua casa.


  • Rafaela Dias / Foto: iStock 


reportar erro