Qual o segredo para envelhecer bem?

Essa etapa da vida é considerada difícil e até terrível para muitas mulheres. Saiba como ser feliz com as mudanças que virão

Imagem de capa - Qual o segredo para envelhecer bem?

O envelhecimento é inevitável na vida do ser humano, mas este período muitas vezes não é bem-aceito pelas mulheres. Rugas, marcas de expressão e mudanças no corpo passam a aterrorizá-las. Afinal, o mundo em que vivemos prioriza a perfeição física e a juventude. Por isso, com o passar dos anos, muitas começam a lutar contra a idade e tentam usar vários recursos para disfarçá-la, pois querem impedir o envelhecimento.

Contudo, pelo fato de não conseguirem, ficam deprimidas e frustradas, opina a colunista Núbia Siqueira. “Nós não teremos juventude para sempre, ela vai passar. Então, se você entrar nessa onda de só valorizar a beleza física, quando chegar aos 40, 50 anos, realmente ficará frustrada”, comentou em uma live (transmissão) feita ao lado de Ester Bezerra, esposa do Bispo Edir Macedo, na página do Godllywood de Portugal no Instagram.

Para que a chegada dessa fase seja tranquila, é preciso conviver bem com as mudanças e entender que há muitos motivos para ser feliz com a passagem do tempo. Uma das formas de lidar bem com o envelhecimento é trabalhar o amor-próprio, se autovalorizar, e entender que foi Deus que lhe concedeu a vida e que deve sempre agradecer a Ele pelas experiências e aprendizados que recebeu durante sua vida.

Ester disse que é preciso que a mulher temente a Deus considere que a maturidade é realmente agradável e que uma das vantagens dela é permitir que ensine às mulheres mais jovens a não cometerem os mesmos erros que ela cometeu. “É um privilégio ter mais idade, pois isso significa ter mais experiência, significa que você viveu muito e viveu bem. Não é um fantasma nem algo ruim, pois a pessoa madura não erra tanto como a jovem. Nós raciocinamos mais.”

Ester falou ainda da importância de se comportar de forma adequada para a idade: “não fica bem uma mulher de 60 anos querer imitar uma jovem de 20 anos e se vestir como ela. Você precisa saber escolher coisas próprias para a sua idade”, orientou.

Saúde espiritual
Quando ficam mais velhas, muitas mulheres pensam que não precisam mais investir em si mesmas. Porém, além da necessidade de se alimentar corretamente e de fazer exercícios físicos, também precisam continuar cuidando da saúde espiritual e se manterem em comunhão com Deus. Afinal, ninguém deixa de servi-Lo por causa da idade. Em relação a isso Núbia lembrou da história bíblica de Abraão e Sara: “a melhor fase da vida de Abraão e Sara foi quando eles já estavam em idade avançada. Deus não aposenta servos.

Enquanto você se mantiver na fé, o Espírito Santo vai ter projetos para a sua vida, Ele vai usar você”, argumentou.

Portanto, leve em conta essa visão do envelhecimento para ter tranquilidade e alegria à medida que a idade avança. Deus estará ao seu lado para lhe oferecer a felicidade da longevidade. “Não importa a idade. O importante é que você esteja bem, vivendo a fé e se encaixando nos projetos de Deus”, disse Ester.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty Images