Rede aleluia
Quais os ensinamentos  de uma trama bíblica?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 24 de Janeiro de 2021 - 00:05


Quais os ensinamentos de uma trama bíblica?

Nas primeiras cenas, Gênesis mostra a importância de respeitar os limites

Quais os ensinamentos  de uma trama bíblica?

A novela Gênesis estreou na Record TV no dia 19 de janeiro. É claro que trata-se de uma superproducão. Diferentemente de uma novela baseada em ficção, que enfoca a opinião de terceiros, a trama é inspirada nas Escrituras Sagradas. Já no primeiro capítulo, o público se deparou com um coral de anjos liderados por Lúcifer (interpretado pelo ator Igor Rickli) e com a criação do mundo e dos seres vivos realizada por Deus em seis dias. Logo em seguida, o Senhor dá vida ao primeiro homem do universo, Adão (interpretado por Carlo Porto), e cria uma parceira para ele, Eva (papel vivido pela atriz Juliana Boller). Ela, porém, logo desobedece a Deus: Eva come o fruto proibido, o que deixa Adão desesperado, pois ele tinha sido alertado por Deus sobre aquela árvore.

Os primeiros limites
A cena do fruto proibido mostra que não havia necessidade de Adão e Eva caírem na cilada do diabo. Eles eram perfeitos não somente na aparência, mas no caráter, na pureza, na dignidade e em tudo que remete à imagem e semelhança de Deus. Ou seja, Adão e Eva estavam bem, viviam em um lugar preparado exclusivamente para eles e tinham de respeitar apenas um limite: se manterem distantes da árvore do bem e do mal. Contudo esse é justamente o problema do ser humano: ele tem certa dificuldade com limites e, quando se depara com um, quer desafiá-lo.

Para Adão e Eva não bastaram todos os tipos de frutas que existiam no Jardim do Éden: por saberem que havia uma que não poderia ser tocada, eles se deixaram levar pela frase “por que não?” e ultrapassaram o limite. Caro leitor, ao ler isso, talvez você identifique situações em sua vida em que se deixou levar pelas emoções e desobedeceu um limite. No caso de Adão e Eva, o resultado da desobediência foi a expulsão deles do Paraíso. A partir de então, eles passaram a saber o que era o bem e o mal e tudo que antes era dado por Deus para a sua sobrevivência deixou de existir. Assim, eles precisaram trabalhar duro para poder comer e viver longe do lugar sagrado.

Quando Adão e Eva conheceram o mal, esse conhecimento se tornou inevitável na vida do ser humano, o que se mantém até os dias de hoje. Ou seja, aquela escolha ainda se reflete na Humanidade. Esse é um dos motivos para que a trama da Record TV destaque que para entender o futuro é preciso voltar ao início de tudo. Se Adão e Eva não tivessem desobedecido à Vontade de Deus, hoje o ser humano conheceria somente o que é bom e não sofreria como tem sofrido.

Essa desobediência não abalou apenas a nós, mas afetou primeiramente a descendência de Adão. Isso ficou evidente nos capítulos iniciais da novela, que trouxeram cenas do nascimento do primeiro filho do casal, Caim (Eduardo Speroni), e depois de Abel (Caio Manhente). Com esses personagens, descobrimos de onde vem um dos sentimentos mais antigos e que é capaz de destruir a vida de uma pessoa: a inveja. Motivado por ela, Caim foi o autor do primeiro assassinato da história da Humanidade.

O fim da humanidade
As primeiras cenas da trama também mostram Noé (papel vivido na primera fase pelo ator Bruno Guedes e na idade adulta por Oscar Magrini) no momento crucial em que ele recebe de Deus a missão de construir uma arca para salvar a Humanidade. Entretanto a trajetória dele será detalhada mais adiante. Gênesis mal começou e já supreendeu o público positivamente. Ainda tem muita história para ser contada. Por isso, fique ligado na tela da Record TV de segunda a sexta-feira, às 21h. Acompanhe também as novidades pelas redes sociais: @novelagenesis no Instagram e @NovelaGenesisRecord no Facebook.


Quais os ensinamentos  de uma trama bíblica?
  • Maiara Máximo / Fotos: Edu Moraes e Reprodução 


reportar erro