Notícias | 24 de Janeiro de 2021 - 00:05
Nas primeiras cenas, Gênesis mostra a importância de respeitar os limites
A novela Gênesis estreou na Record TV no dia 19 de janeiro. É claro que trata-se de uma superproducão. Diferentemente de uma novela baseada em ficção, que enfoca a opinião de terceiros, a trama é inspirada nas Escrituras Sagradas. Já no primeiro capítulo, o público se deparou com um coral de anjos liderados por Lúcifer (interpretado pelo ator Igor Rickli) e com a criação do mundo e dos seres vivos realizada por Deus em seis dias. Logo em seguida, o Senhor dá vida ao primeiro homem do universo, Adão (interpretado por Carlo Porto), e cria uma parceira para ele, Eva (papel vivido pela atriz Juliana Boller). Ela, porém, logo desobedece a Deus: Eva come o fruto proibido, o que deixa Adão desesperado, pois ele tinha sido alertado por Deus sobre aquela árvore.
Os primeiros limites
A cena do fruto proibido mostra que não havia necessidade de Adão e Eva caírem na cilada do diabo. Eles eram perfeitos não somente na aparência, mas no caráter, na pureza, na dignidade e em tudo que remete à imagem e semelhança de Deus. Ou seja, Adão e Eva estavam bem, viviam em um lugar preparado exclusivamente para eles e tinham de respeitar apenas um limite: se manterem distantes da árvore do bem e do mal. Contudo esse é justamente o problema do ser humano: ele tem certa dificuldade com limites e, quando se depara com um, quer desafiá-lo.
Para Adão e Eva não bastaram todos os tipos de frutas que existiam no Jardim do Éden: por saberem que havia uma que não poderia ser tocada, eles se deixaram levar pela frase “por que não?” e ultrapassaram o limite. Caro leitor, ao ler isso, talvez você identifique situações em sua vida em que se deixou levar pelas emoções e desobedeceu um limite. No caso de Adão e Eva, o resultado da desobediência foi a expulsão deles do Paraíso. A partir de então, eles passaram a saber o que era o bem e o mal e tudo que antes era dado por Deus para a sua sobrevivência deixou de existir. Assim, eles precisaram trabalhar duro para poder comer e viver longe do lugar sagrado.
Quando Adão e Eva conheceram o mal, esse conhecimento se tornou inevitável na vida do ser humano, o que se mantém até os dias de hoje. Ou seja, aquela escolha ainda se reflete na Humanidade. Esse é um dos motivos para que a trama da Record TV destaque que para entender o futuro é preciso voltar ao início de tudo. Se Adão e Eva não tivessem desobedecido à Vontade de Deus, hoje o ser humano conheceria somente o que é bom e não sofreria como tem sofrido.
Essa desobediência não abalou apenas a nós, mas afetou primeiramente a descendência de Adão. Isso ficou evidente nos capítulos iniciais da novela, que trouxeram cenas do nascimento do primeiro filho do casal, Caim (Eduardo Speroni), e depois de Abel (Caio Manhente). Com esses personagens, descobrimos de onde vem um dos sentimentos mais antigos e que é capaz de destruir a vida de uma pessoa: a inveja. Motivado por ela, Caim foi o autor do primeiro assassinato da história da Humanidade.
O fim da humanidade
As primeiras cenas da trama também mostram Noé (papel vivido na primera fase pelo ator Bruno Guedes e na idade adulta por Oscar Magrini) no momento crucial em que ele recebe de Deus a missão de construir uma arca para salvar a Humanidade. Entretanto a trajetória dele será detalhada mais adiante. Gênesis mal começou e já supreendeu o público positivamente. Ainda tem muita história para ser contada. Por isso, fique ligado na tela da Record TV de segunda a sexta-feira, às 21h. Acompanhe também as novidades pelas redes sociais: @novelagenesis no Instagram e @NovelaGenesisRecord no Facebook.