Profissionais da saúde participam de encontro sobre depressão

Reunião especial foi promovida pelo Grupo da Saúde no Brasil

Imagem de capa - Profissionais da saúde participam de encontro sobre depressão

Na tarde do dia 22 de setembro, cerca de mil profissionais da área da saúde participaram de uma reunião com o tema Depressão tem Cura no segundo andar do Templo de Salomão, em São Paulo. O encontro foi transmitido por videoconferência para todo o Brasil.

O Bispo Eduardo Ribeiro, responsável pelo Grupo da Saúde no Brasil, destacou que falar da doença com os médicos é fundamental: “a Ciência ainda não encontrou a cura para a depressão e nós sabemos que esse problema deve ser tratado no campo espiritual. Por não conhecerem o aspecto espiritual, os cientistas estão procurando um remédio”, destacou.

Além disso, milhares de médicos estão sofrendo com a depressão diariamente. A pressão do trabalho tem resultado em profissionais doentes e que precisam de ajuda. Infelizmente, a depressão tem feito com que profissionais com carreiras brilhantes tirem suas vidas.

Segundo dados do Conselho Regional de Medicina, a taxa de suicídio entre eles é 70% mais alta do que no restante da população.

“Eles cuidam de muitos, mas esquecem de si mesmos. É uma profissão que exige muito. O trabalho vai desgastando-os emocionalmente.

E, infelizmente, muitos ainda possuem a mentalidade de que não precisam de ajuda”, reiterou o Bispo Eduardo.

Apoio necessário
A médica ortopedista Priscila Gagliardi, de 38 anos, contou como os profissionais estão vulneráveis à doença: “nós, médicos, vivemos uma rotina exaustiva. Além dos nossos problemas, lidamos com os dos outros. É uma carga emocional muito intensa”.

Seu esposo, o médico geriatra Samuel de Oliveira Guimarães, de 41 anos, destacou que a intensidade das atividades pode, inclusive, prejudicar a convivência familiar: “é difícil conseguir se desligar do trabalho. Quando você vai para casa, você leva os problemas”.

O casal afirma que o apoio do Grupo da Saúde é fundamental: “é importante que os profissionais recebam um suporte porque, muitas vezes, é difícil reconhecerem que precisam de ajuda”, citou Priscila.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Fotos: Mídia / Grupo da Saúde