O Rico e Lázaro alerta sobre a importância das atitudes em vida

Reprise da novela na Record TV mostra como o caminho para a Salvação está nas escolhas diárias e na obediência à Palavra de Deus

Imagem de capa - O Rico e Lázaro alerta sobre  a importância das  atitudes em vida

A reprise da novela O Rico e Lázaro na Record TV, exibida às 20h45, é uma oportunidade para que os cristãos reflitam sobre uma das parábolas mais conhecidas do Senhor Jesus. O nome da trama faz referência à história de um homem muito rico e Lázaro, um mendigo, contada no Evangelho de Lucas, capítulo 16. A parábola explica a importância de crer em Deus e seguir os ensinamentos dEle diariamente.

A parábola
De acordo com a Bíblia, o homem rico se vestia com as melhores roupas e levava uma vida esplêndida. Já o mendigo vivia na miséria “e desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.” (Lucas 16.21).

Quando os dois morreram, Lázaro foi para o céu, junto de Abraão, enquanto o rico foi para o inferno, onde era atormentado. Do inferno, o homem rico viu Lázaro junto de Abraão e pediu a Abraão que enviasse Lázaro para lhe dar água para aliviar seu sofrimento. Entretanto Abraão disse que havia entre eles um grande abismo impossível de ser atravessado: “Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.” (Lucas 16.25).

O rico então pediu que Abraão enviasse Lázaro para alertar seus irmãos, ainda vivos, sobre o inferno, na esperança de que eles pudessem se salvar. “Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.” (Lucas 16.31).

A novela
A novela escrita por Paula Richard apresenta situações ambientadas no ano 600 antes de Cristo. A produção também mescla personagens e passagens presentes no Antigo Testamento.

O foco está na história dos hebreus Zac (Igor Rickli) e Asher (Dudu Azevedo), dois amigos de infância nascidos com as mesmas oportunidades. Na juventude, os dois disputam o amor de Joana (Milena Toscano).

Escolhas
Apesar de terem nascido com as mesmas condições, Asher e Zac tomam decisões bem diferentes. E é justamente a atitude de cada um diante dos desafios que definirá quem será salvo e quem vai para o Reino de Deus e quem vai para o inferno.
Zac é o filho mais velho do segundo casamento do ambicioso comerciante Chaim (Henri Pagnoncelli) e sofre com as cobranças que essa posição lhe impõe. Inseguro, está sempre em busca da aprovação do pai, que nunca chega. Isso o leva a se sentir fraco. Desse conflito emocional nascem suas primeiras escolhas erradas.

Em vez de buscar forças na relação com Deus, Zac tenta demonstrar seu poder por meio dos bens materiais. Para ele, o dinheiro pode comprar tudo, inclusive o amor de Joana.

A ambição de Zac o leva a mentir para Joana sobre a morte de Asher. Ao descobrir que Asher se tornou escravo na Babilônia, Zac decide não oferecer ajuda ao amigo de infância com o objetivo de separá-lo de sua amada. Zac também despreza a esposa Malca (Mariza Marchetti). Durante a vida, ele comete vários erros e faz escolhas erradas. Em suas atitudes, demonstra ganância e egoísmo.

Por outro lado, Asher enfrenta grandes dificuldades, mas não guarda mágoas. Ele passa por humilhações e se torna escravo, mas crê que vai superar as experiências ruins e ser recompensado. Em diversos momentos, ele se mostra aberto ao perdão. Mesmo depois de sofrer perseguições, ele perdoa Zac.

Asher também não mede esforços para ajudar outras pessoas, até as desconhecidas. Quando Joana é condenada à morte injustamente, ele se coloca em seu lugar. Em outra cena, Asher se depara com um leproso em seu caminho e o ajuda. Depois, ele também contrai lepra que, naquela época, era uma doença incurável.

Decisões em vida
Não basta só dizer que acredita na Palavra de Deus. É nas atitudes diárias que cada pessoa define o seu caminho. A vida com Deus deve ser construída e fortalecida todos os dias, com base na obediência a Ele.

Assim como no passado, muitas pessoas hoje querem levar a vida como desejam. O lema “o que importa é ser feliz” é usado como desculpa para que façam o que quiserem. É verdade que Deus nos deu o livre-arbítrio, mas Ele também nos mostrou que a vida principal está na eternidade. E como garantir a Salvação? Deus é claro: para ser salvo, é preciso ter atitudes que O agradem e estar em comunhão com Ele.

Os bens materiais não são sinônimo de vida abundante, como acreditava Zac. Isso não significa, porém, abrir mão de uma vida digna.

Quem é Filho de Deus tem direito a bênçãos aqui na Terra, mas elas não podem ser mais importantes do que as escolhas baseadas na Palavra dEle. Essa é a grande diferença entre Zac e Asher: o primeiro se preocupou em satisfazer as próprias ambições; e o segundo não se desviou de Deus, mesmo quando sua situação era desfavorável.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Fotos: Munir Chatack