O que significa ser uma mulher sábia?

O Bispo Edir Macedo e sua esposa, Ester Bezerra, ensinam. Entenda

Imagem de capa - O que significa ser uma mulher sábia?

Em viagem missionária a Portugal, o Bispo Edir Macedo e sua esposa, Ester Bezerra, passaram  uma mensagem especial às mulheres. Na ocasião, eles falaram sobre a mulher sábia. Embora seja uma palavra muito conhecida, que mulheres cristãs estão acostumadas a ouvir, desta vez, o Bispo Macedo fez uma abordagem diferenciada.

Pois, sabe-se que a mulher sábia edifica a sua casa. Contudo, como é edificar uma casa, na prática?

Ele explica que vai muito além da realização de um sonho pessoal, como casar e ter o seu marido, cuidar da casa e dele, e fazer a obra de Deus. “Está acima disso, trata-se da missão que a mulher tem: que é construir. Ela construiu ontem, está construindo hoje e amanhã tem que continuar construindo. Assim é por toda a vida!”, disse.

Essa casa representa a Salvação, por isso, a mulher precisa manter a fé, permanentemente, sem relaxar, pois, a construção dessa casa só terminará quando ela chegar ao céu, ou seja, quando ela passar para a eternidade.

Por isso, a mulher precisa manter uma vigília permanente sobre a própria vida e a do marido, uma vez que, segundo o Bispo Macedo, a mulher tem uma percepção dos detalhes, que o homem não tem.

A mulher tem o poder de construir ou destruir

“É obrigação sua, mulher, ver se ele está no botão automático ou ainda está desenvolvendo a Salvação… Porque, quando cuidamos dos outros, estamos cuidando de nós mesmos”, ressaltou o Bispo.

Ele ressalta ainda que quando o marido é dado às vaidades, quando está muito preocupado, por exemplo, com o seu corpo, com a sua imagem, isso é um mau sinal, pois é um indício de que está deixando de amar as ovelhas.

“Quando o marido dá esses sinais de vaidade, é porque tem alguma coisa errada”, afirma o Bispo. “E se a esposa estimula isso é porque também está mal, [alias] está pior, porque é ela quem está construindo a casa”, acrescenta.

A mulher sábia, quando percebe essa inclinação no marido, chama sua atenção, porque está prevendo o mal, antes que ele chegue à sua casa. Vale destacar que a mulher tem um poder na sua palavra de construir ou de destruir.

“Não ache que está tudo bem, porque você não sabe o que está no coração dele! Mas, a maneira de ser um para com o outro dá sinais se há um desleixo, um relaxamento no relacionamento ou não. Se um está esfriando com o outro ou não”, alerta o Bispo Macedo.

Além do mais, o casamento é uma analogia ao relacionamento com Deus. Se há esfriamento no casamento, é porque o relacionamento com Deus também está frio.

A Palavra de Deus é como um espelho

Nós estamos vivendo nos últimos tempos, então, a apostasia da fé, que significa relaxar na fé, está cada vez mais acelerada. Porque, a fé é o canal de comunicação entre você e Deus. Se esse canal está sendo obstruído por um comportamento irregular, então, eu já estou inclinado para o mal e, consequentemente, ele virá. A mesma coisa acontece com o casal.

“Se a fé vai mal, o casamento vai mal também. Então, você tem que estar atenta 24 horas por dia, sempre avaliando a sua própria fé, sempre olhando no espelho da Palavra de Deus, para ver se o que você pensa, como você age, como você vive, está de acordo com a Palavra de Deus”, aconselha o Bispo.

Ester Bezerra destaca que é preciso edificar a nossa casa espiritual, da mesma forma que edificamos a física, pois a vinda de Jesus está próxima.

Deus guarda Sua intimidade para os sinceros

“Você tem de avaliar como se sente quando dobra os joelhos para orar, quando lê a Bíblia. Veja se há uma sintonia entre você e Deus. Assim como você percebe se o marido está nervoso ou preocupado, precisa observar, também, como está a sua vida espiritual.

“Porque o perverso é abominável ao Senhor mas com os sinceros Ele tem intimidade.” Provérbios 3:32

Dessa intimidade depende a nossa Salvação. Ester esclarece que quando Jesus fala “nunca vos conheci” é porque não havia intimidade, e quando não tem intimidade, é porque não há diálogo. Então, Ele não lhe conhece. Porque é quando você conversa, que conhece a pessoa e vê o que está no coração dela.

“Mais do que nunca estamos perto da volta de Jesus, então, tem de haver essa preparação, como as cinco virgens esperando com o óleo. O óleo é essa intimidade que a gente tem de buscar todos os dias, para que quando o noivo chegar, não nos encontre distraídas”, finaliza Ester Bezerra.

Acompanhe a meditação na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images