thumb do blog Terapia do Amor
thumb do blog Terapia do Amor

O poder da palavra na vida amorosa

Leia e reflita se o que sai da sua boca abençoa ou amaldiçoa o seu relacionamento e saiba como

Imagem de capa - O poder da palavra na vida amorosa

A Bíblia contém diversos versículos que nos adverte sobre o poder da palavra. Aliás, a maior prova disso é o fato de Deus ter criado o mundo por meio dela.

A força das nossas palavras é tão grande, que por elas seremos absolvidos ou condenados:

“Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados”. Mateus 12.36,37

Infelizmente, muitas pessoas têm causado a própria ruína por não controlarem a língua. Falam o que sentem e o que pensam sem medir as consequências de suas palavras, especialmente, quando se trata da sua vida amorosa.

Esse tema foi abordado, recentemente, pelos palestrantes Carlos e Cíntia Cucato, na Terapia do Amor, realizada todas as quintas-feiras, no Templo de Salomão, em São Paulo.

Palavras de vida x palavras de morte

“Tem palavra que levanta, tem palavra que derruba. Tem palavra que enfraquece, tem palavra que fortalece. Palavra que traz vida e que traz morte. Tanto a palavra que você fala, como a que você ouve tem poder, por isso, você precisa ter muito cuidado com o que fala e com o que ouve”, alertou Cucato.

Frases do tipo “a pior coisa que eu fiz foi casar com você”, “eu te odeio”, “meu (minha) ex era melhor” são ditas por casais que não têm a mínima consciência do poder destrutivo que essas palavras possuem.

Solteiros que vivem dizendo que nunca vão casar. Mulheres que dizem que não têm homens para elas, entre outras coisas que só atrasam a própria vida. “São pessoas que se envenenam e sabotam a si mesmas. Porque a palavra pode tanto lhe nutrir como lhe envenenar”, acrescenta.

Cíntia Cucato ressalta que se a pessoa parar para refletir sobre o que tem saído da boca dela saberá o porquê de o casamento estar dessa forma, ou seja, envenenado.

Leia também:

Tire suas dúvidas sobre a vida amorosa

10 razões para participar da Terapia do Amor

A solução para ser abençoado na vida amorosa 

Pensar antes de falar

A palestrante adverte que nossas palavras são como sementes plantadas que vão crescer e dar frutos, e estes podem ser bons ou ruins. Então, depois que são ditas, não adianta dizer que falou sem querer ou que foi da boca para fora. As palavras saíram e é isso que conta.

Se de fato você quer preservar o seu relacionamento, terá de aprender a controlar suas emoções, pensar antes de falar, enfim, controlar a sua língua. Por mais difícil que possa parecer.

Se você consegue fazer isso no seu trabalho para não perder o emprego, com um amigo para preservar a amizade, por que com o seu marido ou esposa, a quem você, supostamente, ama, é diferente?  Ou não vale a pena sacrificar o seu ego para salvar o seu casamento?

“Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.”  Provérbios 12:18

“Mesmo que o seu cônjuge não faça isso, faça você. Mude você. Comece a falar palavras que edificam você e a pessoa que está ao seu lado. A partir daí, você verá as coisas mudando. Você tem a Palavra. Use essa Palavra na sua vida, no seu casamento, no seu dia a dia, na sua família. Essa Palavra tem poder”, aconselha a palestrante.

Mudança de dentro para fora

É tão forte o poder da palavra, que Davi falou:

“Disse comigo mesmo: Guardarei os meus caminhos, para não pecar com a língua; porei mordaça na minha boca, enquanto estiver na minha presença do ímpio.” Salmos 39,1

“É isso que você tem de fazer na sua vida amorosa, ou seja, a boca fala do que está cheio o coração. Então, para mudar o que você fala, tem que mudar o que está no seu coração. Tem pessoas que ferem, porque estão feridas; magoam, porque estão magoadas. Não adianta só mudar por fora, tem que mudar por dentro. Seja humilde. Aprenda a pedir perdão”, aconselha Carlos Cucato.

Mas, para que isso seja possível, busque o Espírito do Amor e permita-O assumir o controle do seu relacionamento. Dessa forma, certamente a transformação acontecerá. Primeiro, no seu interior. Depois, no seu casamento.

Terapia do Amor

Para iniciar esse processo de transformação venha participar da Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, no Templo de Salomão e em outras localidades. Consulte aqui o endereço mais perto da sua casa.