Novembro Azul sem preconceito

Imagem de capa - Novembro Azul sem preconceito

Desde o início deste mês está em curso a campanha Novembro Azul. Se o mês de outubro foi rosa e dedicado à conscientização quanto ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama, agora o mês é azul e o foco é a prevenção ao câncer de próstata. A primeira iniciativa do tipo surgiu na Austrália, em 2003, e ficou mundialmente conhecida como Movember, fusão das palavras moustache (bigode) e november (novembro). Este mês também foi escolhido porque no dia 17 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, a primeira campanha ocorreu em 2008 e, desde então, é realizada todos os anos.

Motivos não faltam para que a campanha ocorra: de acordo com as estatísticas, um em cada nove homens será diagnosticado com o problema durante a vida. Cerca de 20% dos pacientes morrem em decorrência da doença, o que faz com que ela seja uma das mais temidas. Entre os tumores malignos, é a segunda principal causa de morte entre os homens e a mais comum entre os homens em todo o mundo, seguido apenas pelo câncer de pulmão.

Segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), sete homens recebem o diagnóstico de câncer de próstata por hora. A doença mata 42 pessoas por dia no Brasil. Em nosso país, aproximadamente 3 milhões de pessoas vivem com ela. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que neste ano sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata.

Só esses números já deveriam servir como sinal de alerta para que os homens procurem se prevenir, mas, na prática, isso não acontece.

Muitos esperam o aparecimento de sintomas para buscar ajuda e esse pode ser um erro fatal. É somente quando identificam alguma coisa errada, como jato da urina mais fraco ou começar a urinar com muita frequência, que muitos decidem ir ao urologista. Mas esperar por algum indício pode permitir que o câncer de próstata avance ou até que não haja mais possibilidade de cura da doença.

Ele é silencioso
O câncer de próstata é silencioso e exige prevenção. Uma das formas para verificar a existência da doença é o exame de PSA. Apesar de não específico para a detecção do câncer, mas para avaliação da próstata – que pode aumentar de tamanho por diversos fatores, como uma inflamação ou a idade, por exemplo –, seu resultado pode ser um indicativo da doença. Outro exame que não substitui o anterior é de toque retal. Em caso de histórico familiar, quando o pai, irmão ou tio já tiveram câncer de próstata, o ideal é começar a fazê-lo aos 40 anos. Caso não haja incidência familiar, o exame deve ser realizado aos 45 anos.

Embora as visitas regulares ao urologista depois dessa idade também sejam recomendadas, os homens têm resistência a fazer os exames.

Se você preza pela sua vida, a ação é simples: previna-se. Como a maioria dos tumores iniciais de próstata não apresenta sintomas, a prevenção é o melhor caminho para que a doença seja evitada ou tratada ainda no começo.

A campanha de conscientização Novembro Azul é importante, mas trata-se apenas de um lembrete de que os homens devem se cuidar. O exame é rápido. Quanto antes for realizado, melhor para a sua saúde.

Você não precisa esperar para fazer o exame somente quando a campanha acontece. Vá ao médico e faça exames regularmente. Não deixe que o descuido acabe com a sua vida. Cuide do seu corpo com esmero e dedicação, pois ele é a morada do Espírito Santo. Previna-se.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images