Como liquidar suas dívidas?

Disciplina e organização podem ajudar a resolver esse problema

Imagem de capa - Como liquidar suas dívidas?

Sete entre dez brasileiros têm a renda mensal comprometida por dívidas. É o que apontou uma pesquisa divulgada recentemente pelo serviço de proteção de crédito Boa Vista. Dos primeiros seis meses de 2018 até a metade de 2019, a porcentagem dos endividados subiu de 37% para 43%. Os fatores mais citados para o endividamento são desemprego (33%), diminuição da renda (23%), descontrole financeiro (19%), empréstimo do nome (12%), despesas extras com saúde e educação (10%) e atraso no recebimento do salário (3%). O estudo também revela que a taxa de pessoas com mais da metade do orçamento comprometido com dívidas chegou a 73% no primeiro semestre deste ano.

30 dias de diagnóstico
Para Bruno Chacon, educador financeiro, palestrante e membro da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), o grande problema do brasileiro, quando se trata de dívidas, é não conhecer a quantidade e os valores delas. “Ele não sabe quanto tem na conta-corrente e muitas vezes nem olha o extrato por que tem medo. Muitos usam o cartão de crédito como receita, mas precisam fazer um diagnóstico financeiro.” Chacon explica como proceder: “é fundamental anotar todos os gastos por 30 dias (cafezinho, as moedas no farol, o gasto com almoço, etc.) para saber qual é o seu padrão de vida, verificar onde você está errando e por que está no negativo”.

Reserva para os sonhos
Depois do diagnóstico, Chacon orienta eleger prioridades: “pagar primeiramente as contas básicas (luz e água, por exemplo) e depois a prestação do imóvel, pois é mais difícil o banco tomar esse bem. Se tiver um carro, é aconselhável vendê-lo, aplicar o dinheiro e usar uma parte dos recursos adquiridos para quitar dívidas. É importante separar uma reserva para emergências e também para realizar seus sonhos no curto, médio e longo prazos. Quem não tem sonhos e guarda dinheiro, começa a gastar sem ter objetivo”, analisa.

Disciplina
Para o educador financeiro, muitas vezes é necessário renegociar a dívida do cartão de crédito e do cheque especial. “Vale tentar unificar as dívidas e tomar um novo empréstimo, caso os juros sejam menores do que os que estão sendo pagos. Não esqueça que as parcelas precisam caber no seu orçamento. Também é fundamental ser disciplinado para não se afastar do objetivo traçado e se manter focado em honrar os compromissos. A disciplina faz você alcançar o sucesso”, ensina.

Presença de Deus
O Bispo Leno Cunha, responsável pelo trabalho da Nação dos 318 no Templo Maior de Curitiba, no Paraná, concorda que ser disciplinado é importante. “Nas reuniões de segunda-feira, além de fazermos orações para libertar as pessoas das dívidas, também as ensinamos a terem disciplina tendo como base a Luz da Palavra de Deus, pois isso as faz pagar as dívidas e não voltarem a se endividar. Se as pessoas conseguissem vencer seus problemas sem Deus, já teriam feito isso”, dispara.

Primícias
Para o Bispo Leno, é preciso estabelecer um elo com Deus por meio da fé e do dízimo. “O milagre começa a ocorrer quando a pessoa reconhece o que falta na vida dela: não é trabalhar mais, não são mais especializações, não são os talentos, mas a presença de Deus. O fato de ter disciplina de separar a primeira décima parte de todo o dinheiro que chega às suas mãos gera a mesma atitude quanto às finanças e faz com que você não faça mais dívidas. Você restabelece o equilíbrio da sua vida, pois Deus assume o primeiro lugar e abre as janelas dos céus para você”, ressalta o Bispo.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Getty Images