Casais devem compartilhar as senhas das redes sociais?

Imagem de capa - Casais devem compartilhar as senhas das redes sociais?

Luana entrou em contato com os professores Renato e Cristiane Cardoso para pedir ajuda durante o programa Escola do Amor Responde. Ela namora há cinco meses, mas, com quase dois meses de relacionamento, descobriu que o namorado mantinha contato com outras mulheres. Ela decidiu dar uma segunda chance ao rapaz, porém, pediu as senhas dele nas redes sociais e ele achou isso invasivo. Luana quer saber o que fazer.

LUANA – Namoro há cinco meses, mas, com quase dois meses, descobri que meu namorado falava com outras mulheres. Quase terminei o relacionamento, mas resolvi dar uma segunda chance a ele. Quando namoro uma pessoa, já penso em casamento, pois sempre quis alguém que dividisse tudo comigo e tem que ter parceria entre o casal. Eu pedi ao meu namorado a senha das redes sociais dele para saber tudo o que acontece, mas ele diz que quer manter seu espaço e sua privacidade. Eu penso o contrário. O que devo fazer?

CRISTIANE – Aos dois meses de namoro ele já não pensava como você, ou seja, não estava pensando em compromisso. O que ele estava fazendo era ver alternativas e está muito claro que vocês não têm as mesmas expectativas. Por que investir
nesse relacionamento?

RENATO – Esse é um fenômeno que se agravou, atualmente, com a existência da internet e dos aplicativos de mensagens. A facilidade que a internet trouxe para as pessoas se comunicarem permite que elas flertem com outras em todo lugar e a qualquer momento. Ele conversava com outras mulheres e estava com você, mantendo, assim, o horizonte aberto. Se surgisse outra mulher, ele ficaria com ela. Muitos homens estão fazendo isso hoje. Você não está segura nem tem confiança nele. Isso é invasivo, pois você é só namorada. Eu ficaria preocupado de passar minha senha a uma pessoa que conheço há cinco meses.

CRISTIANE – O fato de você pedir as senhas dele mostra que esse namoro não tem futuro. Está claro que você não tinha que estar nesse relacionamento, pois seu namorado não passa confiança a você e o namoro serve para que vocês vejam se há futuro e se querem a mesma coisa. Você quer tudo certo: quer namorar, quer casar e quer também consertar uma pessoa que não quer conserto.

RENATO – Na verdade, nenhum dos dois sabe o que é o namoro, por isso há essa confusão. Você não tem nenhuma confiança nesse rapaz e, em busca disso, já se tornou chata. Agora é hora de você sair desse relacionamento e se curar para depois entrar em outro. Leia o livro Namoro Blindado: o Seu Relacionamento à Prova de Coração Partido, que mostrará a você o que é namorar e o que precisa aprender antes de entrar em outro relacionamento. Se você ler esse livro, aprenderá muito e não passará por essas situações de novo. Coloque as lições em prática e você não vai mais entrar nessas “furadas”.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty images