As más consequências da carência afetiva

Imagem de capa - As más consequências da carência afetiva

Na Escola do Amor Responde desta semana, a aluna Mainara diz que seu relacionamento de dois anos terminou pelo fato dela ter traído seu namorado e da relação ter caído na rotina. Os professores Renato e Cristiane Cardoso aconselham a aluna a resolver a situação da melhor forma possível.

MAINARA – Tenho 23 anos e namorava há dois anos. Meu namoro acabou principalmente por conta da acomodação da parte do meu namorado, já que ele não fazia mais nada para me conquistar. O problema é que antes do fim do namoro eu “fiquei” com outra pessoa. Me arrependo profundamente do que fiz. Até contei para o meu namorado que o traí, mas, pelo fato dele não esperar essa atitude da minha parte, ele ficou muito abalado. Pedi perdão a ele e conversamos. Ele disse que me perdoava, mas que precisava de um tempo para que as feridas cicatrizassem. Ocorre que ele é o grande amor da minha vida, eu o amo muito e não quero perdê-lo. Faço tudo para reconquistá-lo. Me deem dicas.

CRISTIANE – Você tem um problema: é uma pessoa muito carente. Quando o seu namorado não estava lhe dando atenção suficiente, você ficou com outra pessoa. Você pode até lhe pedir perdão, dizer a ele que errou, que foi um lapso, mas não pode só pedir perdão. É preciso entender quais motivos a levaram a tomar essa atitude enquanto estava namorando. Você disse que ama o seu namorado, mas culpa a rotina e a acomodação dele pelo fim do namoro. Porém talvez as razões não sejam essas. Na verdade, você quer atenção o tempo todo e alega que o seu namorado não faz o mesmo que fazia no início. Então, você acha que essa situação é o problema e, por isso, pensou que tinha o direito de traí-lo. Você lhe pediu perdão, disse que mudou, mas sua carência vai lhe dar mais problemas futuramente.

RENATO – Pelo desespero que está demonstrando e que é capaz de fazer tudo para tê-lo novamente, é possível perceber que você está mal por dentro. Você não pode colocar outra pessoa e um relacionamento que nem é um casamento acima de você. E, mesmo que fosse um casamento, também não poderia. É exatamente esse tipo de atitude que faz as pessoas se arrependerem depois. Para reconquistar seu namorado, você precisa primeiro curar o que está dentro de você, essa carência que não é de namorado. Você precisa se encontrar para poder estar bem e reconquistar seu namorado. Eu sei que não é o que você quer ouvir, mas é o que deve ser feito.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images