Antes de tudo, cristão

Ator chamou a atenção por atitude que provou sua fé

Imagem de capa - Antes de tudo, cristão

Cameron Arnett, ator haitiano de nascença e radicado nos Estados Unidos, revelou que por recusar papéis que pediam nudez em cena perdeu trabalhos e chegou a desistir da vocação artística. “Me disseram que, para ser ator, tem que topar cenas de nudez parcial. Então, tive que escolher entre a carreira e o Senhor Jesus”, disse em uma entrevista.

Até então, ele só havia interpretado papéis rápidos em séries de muito sucesso na década de 1980, como Jornada nas Estrelas – A Nova Geração e Miami Vice. Mas eis que chega uma oportunidade que parecia relevante em um filme (ele não cita qual), mas havia uma cena que pedia nudez.

Mesmo depois de lhe oferecerem um dublê de corpo para a cena de nudez, ele recusou o personagem. “Meu mundo caiu. Perdi tudo.

Agentes e amigos sumiram. Fui deixado de lado por tudo e por todos.”

Sem concessões
Nem todos sumiram: sua esposa permaneceu ao seu lado. Ele exerceu outras atividades, mas ela, alguns anos depois, o encorajou a voltar para a frente das câmeras, mas sem fazer concessões que ferissem sua fé e seus valores. Hoje, aos 58 anos, Arnett tem uma lista de mais de 35 papéis em filmes e séries já lançados e em nove ainda em fase de produção, segundo o Internet Movie Database (IMDb), além de dois trabalhos como produtor e um como diretor.

Em seu filme mais recente, Overcomer (“Vencedor”, em tradução livre, ainda sem título em português), ele interpreta Thomas Hill, um cristão deficiente visual que questiona a fé de John, um professor de educação física obrigado a mudar o foco de seu trabalho quando sua cidade entra em recessão econômica. A produção é dos mesmos realizadores de À Prova de Fogo, Desafiando Gigantes e Corajosos, filmes bem conhecidos pelo público cristão brasileiro.

Nem sempre algo que desejamos muito deve ser conquistado na base do custe o que custar, principalmente contrariando nossos princípios. Arnett é cristão e agiu como tal, não aceitou ser o popular crente camaleão: aquele fiel na igreja, mas que fora dela não age de acordo com a fé que professa. A exemplo de Jó, perdeu tudo, como alegou, mas não desistiu da fidelidade a Deus.

Em uma lição de obediência e entrega, o ator abriu mão do que tanto amava para priorizar o Altíssimo em sua vida. Sofreu, obviamente, mas manteve sua decisão até que as portas foram abertas e recebeu de volta justamente aquilo que havia entregado ao Senhor e desta vez em paz com sua fé: “agora posso ser eu mesmo onde estiver, sem comprometer nada”.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Reprodução