Abandone os maus hábitos

As pessoas querem envelhecer com qualidade, mas a maioria não quer sacrificar o que é prejudicial à saúde

Imagem de capa - Abandone os maus hábitos

Mesmo sem praticar atividades físicas ou ter uma alimentação saudável, as pessoas querem envelhecer com saúde e qualidade. Essa foi a constatação da pesquisa Como os brasileiros encaram o envelhecimento, realizada pelo Instituto Qualibest. Levando em conta essa evidência, é curioso pensar que muitas se preocupam com a saúde, mas não querem mudar os maus hábitos para conquistar a longevidade.

À Folha Universal, o médico Leonardo Carius conta quais são os principais erros que os brasileiros cometem atualmente: “muitas pessoas não têm limites. Elas dormem mal, comem por impulso e de forma errada e consomem remédios indiscriminadamente. Vivemos uma geração que está sempre correndo contra o relógio e, por isso, o fast-food e os produtos industrializados ganham a vez”, constata.

Para a médica ginecologista e obstetra Julia Barbi Melim Marques não adianta a pessoa se preocupar com a longevidade se ela não mudar suas atitudes. “Costumo dizer que em relação a determinados maus hábitos temos que ser radicais, como o tabagismo ou qualquer outro vício. Quanto a outros hábitos, como a alimentação inadequada, dificilmente conseguimos mudá-los totalmente da noite para o dia. É necessário identificar quais alimentos devem ser substituídos de forma saudável e gradualmente e também incluir atividades físicas no dia a dia que proporcionem prazer e bem-estar”, esclarece.

Julia afirma que sem equilíbrio não é possível conquistar resultados positivos. “O estado de ânimo e a saúde emocional se refletem na saúde física, no comportamento e nos relacionamentos. É muito importante cuidar do emocional para ter equilíbrio interno”, diz.

Templo do Espírito Santo
A Palavra de Deus diz em 1 Coríntios 6.19-20 que o corpo do cristão é Templo do Espírito Santo: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.

Então, se você tem maus hábitos está dando um péssimo testemunho de sua Fé. Além disso, se não cuida do aspecto físico, como pode cuidar do seu interior? “Quando a pessoa é comprada por Deus, na pessoa de Jesus, então Deus faz de seu corpo a Sua morada. Porque é a morada dEle”, diz o Bispo Edir Macedo em seu blog.

Ele alerta que a boa saúde física também é resultado da saúde interior. “Quem é inteligente cuida do interior mais do que do seu exterior, porque, quando se está bem interiormente, também se está igualmente bem exteriormente.”

O Bispo Domingos Siqueira, responsável pelo trabalho da Universal em Portugal, explicou, durante uma edição do programa Obreiros em Foco, que as pessoas, muitas vezes, não consideram que suas ações também são responsáveis por suas doenças. “O que acontece é que as pessoas costumam demonizar tudo.

Nós sabemos que o diabo é maldito, que ele não presta, mas, convenhamos, nem tudo é culpa dele. Se você não cuida da sua saúde, não faz exercícios, se torna propensa a ter problemas de saúde e vai adoecer. Por exemplo, existem pessoas que têm diabetes e mesmo assim continuam comendo muito doce. Então é o diabo? Não. A doença é uma consequência de uma alimentação que não está adequada”, alertou.

É claro que devemos pedir ajuda de Deus sempre. Afinal, como servir ao Altíssimo da maneira que O agrada se a nossa saúde não está bem?  Embora a Fé seja prioridade porque está relacionada a todas as áreas da vida, é importante olhar para a forma como você está tratando seu corpo. A Fé é inteligente faz com que o verdadeiro seguidor de Cristo se mantenha saudável para conquistar uma vida longa e, em especial, com qualidade.

Como viver bem?
É importante entender que quem não tem disciplina com a saúde não está cuidando do Templo do Espírito Santo (que é o próprio corpo) e, consequentemente, não está cuidando da alma nem do espírito.

Em seu blog, o Bispo Renato Cardoso diz que somos a combinação de corpo, alma, espírito e mente. “O veículo do corpo é a saúde; o da alma são os sentimentos; o do espírito é a Fé; e o da mente é a inteligência. Se você quer vencer as suas guerras, superar as suas adversidades, ter uma vida completa, então envolva e desenvolva tudo de você.”

Então, que tal deixar a preguiça de lado e reservar um tempo para fazer atividades físicas, preparar alimentos saudáveis, fazer um check up médico e participar das reuniões que tratam a saúde física e espiritual, às terças ou sextas-feiras na Universal? Para encontrar a mais próxima, veja alguns endereços na página 32 ou acesse universal.org.br/localizar.

imagem do author
Colaborador

Ana Carolina Cury / Ilustração: Eder santos