Jesus impacta vidas

A novela Jesus chegou à reta final, mas deixou lições valiosas que todo ser humano deveria seguir

Imagem de capa - Jesus impacta vidas

Hoje muitos comemoram o Domingo de Páscoa. É o momento de reunir a família, de participar do almoço no qual alguns não vão comer carne e de entregar chocolates aos entes queridos, entre outras tradições, mas a maioria das pessoas não sabe o verdadeiro significado dessa data.

Quem acompanhou a novela Jesus, da Record TV, entendeu um pouco mais o que ela é e sua real importância. Deus instituiu esse dia no Egito para marcar a libertação do povo de Israel da escravidão, como descrito no Antigo Testamento.

Séculos depois, neste mesmo período, Deus enviou Seu Filho para livrar o Seu povo novamente, conforme está em João capítulo 3, verso 16. Porém, desta vez, dos males que carregam em seu interior. Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e carregou o peso delas em seu corpo. Ele nos livrou da prisão do pecado quando morreu em nosso lugar. Ele não era culpado, mas sacrificou por nós.

A Páscoa é a verdadeira celebração dAquele que morreu e ressuscitou por nós e que deve ser lembrado todos os dias e não somente em uma data específica.

Crucificação
A novela Jesus, da Record TV, escrita por Paula Richard e com direção de Edgard Miranda, mostrou a missão que o Senhor Jesus tinha enquanto esteve na Terra. Nos últimos capítulos, o público assistiu à condenação de Jesus, interpretado pelo ator Dudu Azevedo. O Messias foi obrigado a carregar a própria cruz até a colina de Gólgota. Ferido e exausto, o Filho de Deus foi pregado na cruz pelos soldados romanos. Contudo, após três dias, Ele ressuscitou como prometera.

Essa história escrita há 2 mil anos levou o grande público a entender que Jesus não veio ao mundo para julgar ou condenar as pessoas, mas para salvá-las. As cenas dos últimos dias do Messias na Terra levaram muitos a se comoverem e a se indignarem por todo sofrimento que Ele passou, apesar de ser inocente. Mas o que muitos não entendem é que até os dias de hoje Jesus continua sendo crucificado pelo ser humano.

Você deve estar se perguntando: “Como?” E respondendo a si mesmo: “eu amo Jesus, jamais faria isso”.Quantas vezes você desobedeceu à Palavra de Deus e agiu de modo contrário aos Seus mandamentos, mesmo sabendo o que deveria ter feito? Reflita. Essa é uma forma de anular tudo o que Ele fez por você naquela cruz. Por exemplo, foi como se comportou Caifás, vivido na trama pelo ator Eucir de Souza, que conhecia os escritos, mas não acreditou que Jesus fosse o Filho de Deus e, por isso, O perseguiu.

Marido transformado
Por outro lado, muitos ouvem a Palavra e escolhem obedecê-La. Isso aconteceu com os telespectadores que tiveram suas vidas transformadas depois de assistir à novela, como ocorreu com o casal paulista Cátia Regina Bertoletti do Carmo, de 46 anos, e Nilton Santos do Carmo, de 50 anos (foto a dir.).

Cátia é cristã e frequentava outra denominação, contudo participava das reuniões de segunda-feira no Templo de Salomão, em São Paulo. Por já ser interessada pelas histórias bíblicas, ela lembra que ao assistir à chamada para a estreia da novela Jesus avisou o marido que assistiria à trama. “Eu nunca fui fã de novelas, mas eu queria ver Jesus. Como em casa tínhamos o hábito de assistir jornal naquele horário, mudei essa rotina.”

Cátia conta que Nilton não gostou muito da ideia, mas a aceitou. “Meu esposo nunca entendeu muito a fé, mas aprendi na Igreja que não adiantava eu lhe impor nada.”

Entretanto, ao longo dos capítulos, ela percebeu que o marido passou a assistir a novela também. Então, a mudança começou: “o Nilton se identificou com o jeito de Pedro (Petrônio Gontijo), que era meio turrão, e passou a me fazer perguntas sobre temas da Bíblia. Aos poucos, por meio da novela, ele entendeu o que era o Espírito Santo. Daí, ele passou a ler a Bíblia e a orar”, conta.

Nilton explica como surgiu esse interesse pela novela: “quando eu assistia aqueles filmes antigos com Jesus, eu não entendia. Para mim Jesus tinha morrido e mais nada. A partir da novela, comecei a entender.”

Ele ainda relata que somente assistindo aos capítulos passou a ter confiança em Deus e pôde provar a eficácia da fé em uma situação que passou. “Eu fui a uma audiência para resolver um problema e o advogado falou que minha causa era perdida, que eu deveria desistir. Quando cheguei ao local, fechei meus olhos e orei a Deus para que fosse feita a vontade dEle. A juíza disse que sentiu firmeza no que falei e ganhei a causa. O advogado ficou surpreso. Ali eu senti paz e não foi pelo fato de ter ganhado a causa, mas porque vi que Deus era comigo.”

Nilton decidiu conhecer o Templo de Salomão. Ele foi no dia 7 de dezembro do ano passado e no mesmo dia se batizou nas águas. “Eu tomei uma atitude e daquele dia para cá minha vida é outra. A novela me deu entendimento, eu vi os milagres e não tinha ideia do que Jesus tinha passado por nós.”

Além de Nilton passar a frequentar a Igreja, Cátia decidiu se tornar membro da Universal. Ela salienta que é grata pelos ensinamentos obtidos com a novela. “Sem a trama, talvez o Nilton tivesse demorado mais para entender o que é a Salvação”, conclui.

Amor pelas tramas bíblicas
O estudante do ensino médio Túlio Menezes, de 18 anos (foto acima), mora na cidade de Formiga, em Minas Gerais. Ele é cristão e confessa que ama as novelas bíblicas. Ele lembra que começou a se interessar por esse segmento da teledramaturgia brasileira aos 9 anos, quando assistiu A História de Ester, a primeira minissérie bíblica da Record TV, exibida em 2010. “A partir dessa minissérie, eu assisti todas, pois foi uma forma de entender a Palavra de Deus com uma certa dinâmica. E, apesar de ser criança, eu amava.”

Seu amor por elas fez com que criasse um perfil na rede social focado em divulgar as novelas bíblicas. “Eu decidi ter esse perfil aos 16 anos para interagir com pessoas que também acompanhavam as novelas. O que eu não imaginava é que a minha página tomaria uma dimensão tão grande e se tornaria conhecida em vários lugares no Brasil”, relata.

Túlio analisa que Jesus foi diferente em vários conceitos: “a novela trouxe uma série de ensinamentos e garantiu que a mais linda história de amor que existe fosse contada com excelência. A entrega do elenco, assim como a dedicação de todos os profissionais envolvidos, fez com que Jesus conquistasse o público”.

Túlio enfatiza que levará vários ensinamentos da novela por toda a sua vida. “Aprendi a ver as circunstâncias com outros olhos. Essa trama me mostrou o real sentido do amor, da empatia e da fé”, destaca.

Checava na bíblia
A administradora Cintia Cibila Fernandes, de 40 anos (foto a esq.), que mora no Rio de Janeiro, explica que já tinha assistido várias vezes filmes sobre a vida de Jesus, mas nunca tinha se sentido tocada como ao assistir à novela.

“Por diversos capítulos me peguei chorando e querendo entender por que Jesus passou por tudo aquilo em nosso favor. Ele só fez o bem e mesmo assim foi perseguido. Hoje eu consigo entender. Foi no capítulo da crucificação que compreendi o real motivo. Ele passou por tudo isso simplesmente por nos amar”, afirma.

Cintia ressalta que hoje consegue se comportar de forma diferente em muitas situações. “Tem sido um processo dentro de mim. Parece que vamos nos lapidando ao tentar seguir os mandamentos de Deus. Todas as vezes que me pego em momentos difíceis, de turbulências, penso que Jesus passou por coisa pior e carregou Sua cruz em silêncio. Essa novela tocou minha alma. Hoje tenho outra visão do mundo, das pessoas e de mim mesma”, avalia.

Cintia diz que ama as tramas da Record TV e que sempre perguntava à prima, que mora em Belo Horizonte, se realmente o que estava na novela procedia das Escrituras Sagradas. “Olhamos as passagens bíblicas para verificar se era isso mesmo e era.”

A influência do bem
Os relatos mostram como as novelas podem influenciar negativa ou positivamente. Em uma mídia que na maioria das vezes traz tramas com ensinamentos equivocados, que apoiam a traição e a trapaça, entre outros, a história de Jesus, assim como toda teledramaturgia bíblica, deixa os ensinamentos do próprio Autor da Vida. Se você colocá-los em prática, sua vida vai mudar completamente.

Talk show

Hoje, às 20 horas, a plataforma Univer Vídeo traz uma entrevista exclusiva com os atores da novela Jesus. O talk show, com apresentação de Arnaldo Duran, reúne Dudu Azevedo, Adriana Garambone, Rodrigo Andrade, Ernani Moraes, Fernando Pavão, Beth Goulart, Manuela do Monte, André Gonçalves, Petrônio Gontijo e a autora Paula Richard. Eles comentarão quais foram as cenas mais marcantes da trama. Caso não consiga acompanhar hoje, o conteúdo estará disponível na plataforma. Basta acessar.

 

Fé com Obras

Dizer que tem fé é muito fácil, agora materializar isso em Obras é outra questão. A personagem Maria de Betânia (Jessika Alves) mostrou isso ao lavar os pés de Jesus (Dudu Azevedo) com o mais precioso perfume, que, na época, valia muito. Ou seja, ela provou a fé que tinha no Filho do Homem

 

Fé para escolher
Adela (Adriana Garambone), depois de cometer adultério, abandonar o marido e os filhos, se torna uma prostituta. Ela foi vista por muito tempo como uma mulher sem valor. Os filhos não a respeitavam e ela mesma não se aceitava, mas decide escolher Jesus. Ela pagou o preço por servi-Lo, mas sua vida foi transformada

 

Fé para se posicionar
Mateus (Gabriel Gracindo) era publicano (coletor de impostos) e considerado traidor pelos judeus. Ao ouvir o chamado de Jesus, não hesita em segui-Lo. No início, sua esposa, Asisa (Ana Paula Tabalipa), não o apoia, mas Mateus se posiciona e não se deixa levar pelos argumentos dela e se torna um dos 12 apóstolos

 

Fé para se arrepender
Dimas era ladrão e nutria mágoa da mãe, a ex-prostituta Adela (Adriana Garambone). Mas, por meio dos ensinamentos de Jesus, Dimas perdoa a mãe e se arrepende no momento da própria crucificação e recebe o perdão do Senhor Jesus

 

 

Fé que anula o sentimento
O amor de Maria Madalena (Day Mesquita) e Petronius (Fernando Pavão) poderia ter sido uma grande história de amor, se ambos tivessem a mesma fé. Madalena se converteu e se arrependeu de seus erros. Já Petronius até reconheceu que Jesus era o Messias, mas não o seguiu. A fé não se mistura e, por isso, o relacionamento acabou

 

 

 

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Cedida, Arquivo Pessoal, Blad Meneghel e Edu Moraes