A sua esposa lhe apoia, mas e você?

Imagem de capa - A sua esposa lhe apoia, mas e você?

Existe um tipo de homem que está crescendo muito nos últimos anos: aquele que não apoia a esposa em nada. Ele literalmente é contra tudo o que a mulher pretende fazer quando busca o crescimento dela para o bem do casal. Se ela sonha em ter um negócio próprio e para isso precisa da ajuda financeira dele, ele é o primeiro a dizer que não dará certo, que poucos conseguem e que aquilo não passa de um delírio. Se ela quer estudar para ter mais conhecimento para empregar no empreendimento que os dois têm, ele diz não, pois não entende que esse desejo seja prioridade.

Mas vamos tentar compreender por que esse homem age dessa forma e o que pode ser feito para mudar essa situação – afinal, se ele coloca empecilho no que a mulher planeja, é preciso buscar a verdadeira razão para este comportamento. Pode ser que ele tenha medo de que a mulher se envolva com outros homens nos locais em que ela frequentar. Ou, quem sabe, tenha receio de que os filhos fiquem sozinhos quando ela estiver estudando. Ou talvez ele tema que a esposa vá ganhar mais do que ele ao se qualificar.

Outra possibilidade é que esse camarada tenha um pensamento derrotista, esteja acomodado, ache que está tudo bem e que não há necessidade de se qualificar para crescer na vida. As razões podem ser muitas e a lista poderia continuar, mas creio que já deu para compreender o principal: alguém que adota essas ações é uma pessoa que precisa urgentemente de ajuda, pois o natural é que o homem torça pelo crescimento da sua família e de sua esposa.

Quando isso não acontece, ou se o homem não tem essa motivação, é possível notar, no mínimo, que ele tem um problema interior que precisa ser resolvido. Muitas vezes, alguém precisa ajudá-lo a enxergar esse problema, pois, quando o marido é inseguro, costuma acreditar que a esposa vai querer mandar nele porque se vê diminuído. Infelizmente, hoje, o número de inseguros cresceu muito. As mulheres estão se qualificando mais e muitos homens não sabem como lidar com essa situação.

Uma forma de resolver essa insegurança inclui apoio mútuo e muita – mas muita – conversa para que tudo fique bem. A mulher geralmente apoia seu marido sem que nada lhe seja pedido e pensa que ele fará o mesmo por ela, já que a ama. O homem não é tão perspicaz para enxergar o que não é dito. Ele é direto ao pedir o que necessita e espera que a mulher faça o mesmo. Se a mulher não pede, ele entende que está dando mais que o suficiente e é aí que pode estar o erro.

Agora que você já percebeu a diferença do modo de agir de cada um, precisa entender que na relação a dois ninguém tem que mimar o outro, mas apoiar e cuidar. O relacionamento entre marido e esposa pressupõe maturidade emocional e cada um tem a capacidade para buscar o bem-estar próprio e o melhor para a relação. Isso não quer dizer que o homem deva fazer tudo o que a mulher quer nem o contrário. Os dois, como adultos que são, têm que estabelecer o diálogo para sempre perceberem o que é melhor para eles como casal. O entendimento é fundamental, entendeu?

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Fotos: Getty Images