Voluntários do FJU de Campos dos Goytacazes realizam ação em favor do meio ambiente

Garrafas pet, caixas de leite, entre outros descartáveis foram utilizados para plantar mudas. Saiba mais

Imagem de capa - Voluntários do FJU de Campos dos Goytacazes realizam ação em favor do meio ambiente

Recentemente, 14 voluntários do projeto Cidadania, do grupo Força Jovem Universal (FJU), de Campos dos Goytacazes, interior do Estado do Rio de Janeiro, promoveram uma ação na região para incentivar todos os munícipes a cuidar melhor do patrimônio natural da cidade e, consequentemente, também do País.

Na ocasião, os jovens realizaram atividades socioeducativas, distribuindo panfletos explicativos para tornar o planeta um lugar melhor e salientaram, também, a importância de se descartar o lixo corretamente em sacos plásticos.

Ainda durante a ação, os integrantes do FJU recolheram os lixos, copos descartáveis, caixas de leite, papelão, sacolas plásticas e garrafas pets que tinham sido dispensados pelas ruas e calçadas da região.

Todas as embalagens descartáveis foram reutilizadas e serviram como vasos de plantas para que as mudas de jiboia, coqueiro, cheflera, copo de leite e samambaia – doadas pelos voluntários do FJU aos cidadãos que participaram do movimento -, pudessem ser plantadas em um local adequado.

Conscientização de todos

Segundo o pastor Paulo Monteiro, coordenador do FJU de Campos dos Goytacazes e responsável pelo movimento, a ação foi muito produtiva. “Explicamos que se tratarmos o meio ambiente com muito respeito e amor isso voltará para nós mesmos. Mas, de que maneira? Com a cidade limpa, sem poluição, arborização, entre outros benefícios. Por outro lado, se destratarmos, receberemos na mesma moeda, com poluição, rios sujos, enchentes, queimadas, entre outras situações”, completou.

Ainda, para o pastor Paulo, atividades como essa, realizadas pelos integrantes do FJU, ocupam o tempo dos jovens com atividades produtivas e em favor do próximo. “Existe um dito popular que mente vazia é oficina do diabo, e é uma verdade. Por essa razão, procuramos sempre ocupar os jovens com esse tipo de trabalho. Além de ajudar aqueles que estão recebendo as informações, auxiliamos também aqueles que são voluntários, ocupando a mente deles”, completa.

A ação foi bem recebida por todos e ajudou também aos voluntários que levaram informações ao seu próximo. “Foi gratificante conscientizar as pessoas a cuidar do meio ambiente, pois é uma atitude que, hoje em dia, quase ninguém prioriza. Essa ação me deixou feliz, principalmente por fazer uma atitude que vale a pena para sociedade”, comentou a voluntária Taylane Lopes de Mattos, de 19 anos.

Para saber mais sobre outras ações promovidas pelo FJU, clique aqui. Seja também um voluntário, encontre o endereço de uma Igreja mais próxima de sua casa e informe-se com o responsável por cada projeto.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Fotos: FJU Campos dos Goytacazes