Voluntários da Universal auxiliam desabrigados pelo vulcão na Guatemala

A tragédia afetou 1,7 milhão de pessoas e passa de 4 mil o número de alojados em albergues improvisados

Imagem de capa - Voluntários da Universal auxiliam desabrigados pelo vulcão na Guatemala

A Guatemala sofreu, no dia 3 de junho último, uma das maiores tragédias vividas pela população com a erupção do Vulcão de Fogo, na costa sul do país. Na região dos departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, a lava e as cinzas soterraram comunidades inteiras.
Segundo as autoridades locais, a erupção afetou 1,7 milhão de pessoas. Até agora foram contabilizados 110 mortos e ao menos 200 desaparecidos. Cerca de 12.400 mil pessoas foram retiradas de suas casas e passa de 4 mil o número de alojados em albergues.
O auxílio às vítimas
 
Milhares perderam tudo e estão em albergues improvisados onde necessitam de todo o tipo de suprimentos. Diante disso, a Universal na Guatemala realiza um trabalho intenso de arrecadação de materiais de primeira necessidade para os desabrigados.
São doados materiais como água mineral, alimentos não perecíveis, remédios, produtos de higiene pessoal, fraldas, mantas, calçados e roupas em geral. As doações são entregues em centros de coleta de todo o país.
O Bispo Jean Carturani, responsável pelo trabalho da Universal no país, pastores de diversas regiões, esposas e voluntários dos grupos da Igreja acompanham o trabalho de perto, entregando os materiais arrecadados e visitando os albergues. Eles estiveram no centro de coleta da cidade de Escuintla, na região onde está localizado o vulcão. Na ocasião, foram descarregados caminhões cheios de doações e a equipe pôde ajudar na organização.
Eles também visitaram um albergue onde estão abrigadas dezenas de crianças, algumas com suas famílias, mas, muitas ainda sem a companhia de um parente, desaparecido. Obreiros e voluntários de grupos como o Escola Bíblica Infantojuvenil (EBI) e o Força Jovem Universal (FJU) levaram, além de doces e revistas de colorir para alegrar as crianças, também carinho e uma palavra de fé a todos os alojados.
 
Veja, na galeria de fotos abaixo, como o trabalho vem sendo realizado.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Foto: Cedidas