Vale a pena prosseguir

Muitas oportunidades são perdidas por causa da falta de perseverança. Saiba como não desistir diante dos obstáculos

Imagem de capa - Vale a pena prosseguir

Quando as dificuldades surgem no seu caminho, como você reage? Enfrenta cada uma, perseverando nas suas atitudes em direção ao seu alvo? Ou logo se desespera e desiste no meio do trajeto?

Muitas pessoas abandonam seus objetivos quando não conseguem resolver seus problemas; outras abdicam dos seus sonhos quando recebem uma má notícia; há, também, aquelas que, por acreditarem que a bênção está longe ou difícil demais de chegar, desanimam e desistem dela.

Independentemente do motivo que possa surgir para atrapalhar o indivíduo durante a busca das suas metas, é preciso persistir até alcançá-las, porque a perseverança assegura o sucesso em todas as áreas da vida. É o que está garantido no livro de Hebreus 10.36: “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.”

Isso quer dizer que é necessário ser perseverante para alcançar os objetivos. “A perseverança é uma necessidade. Não é item opcional. Ela é necessária para se fazer a vontade de Deus; e fazer a vontade de Deus é necessário para alcançar a promessa”, explicou o Bispo Edir Macedo em seu livro O Pão Nosso para 365 Dias.

Trata-se de uma característica tão importante que foi destacada pelo Senhor Jesus como uma das virtudes mais relevantes para se alcançar a Salvação: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mateus, 24.13).

O ato de perseverar mostra que a pessoa crê na resposta de Deus, mesmo que os objetivos ainda não tenham sido concretizados. “A conquista material reflete o caráter da espiritual. Se o espírito humano é determinado para realizar um sonho material, então o mesmo se dará no plano espiritual”, argumentou o Bispo.

Durante o programa Palavra Amiga, transmitido diariamente pela Rede Aleluia, ele afirmou que a perseverança é uma grande aliada da fé. “A dúvida é contrária à perseverança. Portanto, ela também é contrária à fé, porque neutraliza o poder dela. Se você duvidar do que quer, ou duvidar que vai chegar aonde quer, de nada vai adiantar todo e qualquer esforço feito por você”, advertiu.

Adversidades

Durante a conquista de novos objetivos, é comum alguns obstáculos aparecerem. Segundo o Bispo Macedo, essas situações devem servir para fortalecer a fé do cristão. “A tática do inferno é criar situações para atrasar as conquistas do povo de Deus. O perseverante jamais se deixa levar pelas dificuldades. Antes, ele as usa como degraus da sua conquista”, descreveu em seu livro.

Quando a bênção está demorando para chegar, é preciso ser paciente e confiante em Deus. “A paciência não permite reclamações, lamentos, murmúrios, etc. Perseverar significa manter-se firme até a vitória final”, recomendou.

Jacó foi um homem bastante perseverante enquanto lutava com o anjo de Deus no Vau de Jaboque. Durante a luta, o anjo pediu para que ele o deixasse ir embora, mas Jacó não o liberou. Essa atitude foi tão agradável a Deus que somente depois dela é que ele finalmente recebeu sua bênção (Gênesis, 32.22-32).

A Bíblia mostra outros homens que perseveraram e obtiveram a realização dos seus sonhos. Noé, por exemplo, foi criticado durante a construção da arca e, mesmo assim, perseverou para salvar-se junto com sua descendência (Gênesis, 6).

Da mesma forma, Josué estimulou seu povo a não desistir até chegar na Terra Prometida (Josué, 24.15). Além deles, tem-se o exemplo de Jesus Cristo, que foi tentado pelo diabo no deserto, logo no início do seu ministério, para que não prosseguisse (Mateus, 4. 10-11). Todos eles venceram os obstáculos e alcançaram o que pretendiam.

Tudo é possível

Talvez você esteja pensando em desistir de algo por acreditar que aquilo não acontecerá ou por se sentir impotente para conquistar.

É preciso entender que não existe sonho impossível para Deus, conforme está escrito: “Tudo é possível ao que crê.” (Marcos, 9.23).

Sendo assim, é preciso acreditar no poder dEle para a realização do que almeja e, também, em si mesmo.

Analise e veja quais são as suas reações diante das adversidades e não desista dos seus sonhos por causa delas, mesmo que você esteja tendo algum prejuízo.

Apesar do cansaço parecer intenso, não deixe de orar, clamar, perdoar, ofertar, dar bom exemplo, etc.

Se alguém estiver contrário a você, ore para Deus lhe dar ânimo. Fale com Ele também se notar que suas forças chegaram ao limite. Continue lutando, porque, dia após dia, você estará cada vez mais próximo das suas bênçãos.

imagem do author
Colaborador

Por Janaina Medeiros / Foto: Fotolia