UNP Ribeirão Preto oferece café da manhã a funcionários de penitenciária

Ação tem como objetivo melhorar o sistema carcerário. Saiba mais

Imagem de capa - UNP Ribeirão Preto oferece café da manhã a funcionários de penitenciária

Por problemas familiares, violência urbana, más companhias ou falta de temor a um Ser maior. Não importam os motivos. A verdade é que a criminalidade cresce numa proporção assustadora, no Brasil e no mundo. Segundo o relatório da Humans Right Watch sobre direitos humanos no Brasil, divulgado em janeiro último, em dez anos, o número de presos no Brasil aumentou 85%.

A Justiça faz o papel que lhe cabe, condenando e encarcerando os que infringem a lei, para que “paguem” os seus erros diante da sociedade. Confinados e abarrotados em presídios e cadeias, esses homens e mulheres passam os dias sujeitos à revolta, em ambientes, às vezes, insalubres e expostos a quaisquer danos, morais, psicológicos ou físicos, aumentando ainda mais sua condição de excluídos e condenados ao estigma “perdido para sempre” e “se sair, vai cometer crimes ainda piores’.

Com o objetivo de mostrar a Salvação a essas pessoas, com base na Palavra de Deus, dando-lhes a chance de conhecer o Evangelho, e um outro modo de vida, é que o grupo Universal nos Presídios (UNP) tem trabalhado incansavelmente, visitando penitenciárias, levando auxílio material, na forma de kits de alimentos e higienes, além do conforto espiritual social. Uma das ações do grupo é atender também familiares dos presos e funcionários, desde carcereiros a diretores, oferecendo um café da manhã, numa forma de socialização e conhecimento, uma vez que as famílias – muitas vezes viajando horas para visitar seus parentes – e os funcionários também sofrem com esse quadro e têm de estar preparados para lidar com a situação.

Ação em Ribeirão Preto

No interior de São Paulo, não é diferente. No dia em que a Universal completava 40 anos de existência, 9 de julho, o grupo de Ribeirão Preto, coordenado pelo pastor Pedro Paulo, ofereceu a agentes, diretores e funcionários de todo o presídio de Penitenciária II de Serra Azul –SP, região rural, um farto café da manhã. O café foi oferecido também no dia 8 de julho no refeitório local para uma primeira turma, completando o trabalho de valorização dos funcionários de penitenciárias e promovendo uma maior aproximação com a Universal. Além do pastor Pedro Paulo, o evento contou com a presença do pastor Adriano e do pastor Sérgio. Sempre criando ideias para melhorar o relacionamento no sistema carcerário.

Somente em Ribeirão Preto, são nove penitenciárias visitadas por 80 voluntários em seu entorno. O UNP também assiste às cidades de Bauru, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, sob a coordenação do pastor Pedro Paulo. Contando com o trabalho de 250 voluntários. Para fazer parte do UNP procure uma Universal mais próxima de sua casa e se informe.

* Com informações do grupo Universal nos Presídios (UNP) Ribeirão Preto

imagem do author
Colaborador

Por Maria do Rosário (*) / Fotos: Cedidas pelo grupo Universal nos Presídios (UNP)