Universal promove campanha contra violência em idosos em 69 países

No mundo, 141 milhões de pessoas da terceira idade sofrem abuso

Imagem de capa - Universal promove campanha contra violência em idosos em 69 países

Terminou no último sábado (30), a campanha de conscientização e combate à violência aos idosos “Fique atento aos sinais”, organizada pelo Grupo Calebe, da Universal. A ação foi promovida no Brasil e em mais 68 países desde o dia 18 de junho, em atenção ao Dia Mundial da Conscientização da Violência à Pessoa Idosa – instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e por outras entidades.

“Nosso objetivo é ajudar a diminuir a triste estatística da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que um a cada seis idosos no mundo é vítima de violência”, explica o Bispo Sérgio Gonçalves, responsável pelo Calebe. Ele se refere a um total de 141 milhões de pessoas desta faixa etária que vivem em situação de abuso no mundo, segundo dados publicados pela Lancet Global Helth, em 2017.

Mais de duas mil pessoas estão participando das ações realizadas pelo Brasil. No dia 30 aconteceram eventos nos estados da Bahia, Goiás, Pará e Pernambuco. Em Minas Gerais, os integrantes da terceira idade participaram de caminhada, enquanto na Paraíba, puderam assistir a aulas de dança e palestras de conscientização.

A campanha foi realizada por meio das redes sociais do Grupo Calebe, como o Twitter @Calebe_Oficial, além de palestras, caminhadas, peças teatrais, passeios, atividades culturais, de saúde e aconselhamento jurídico.

Em Angola, no continente africano, onde o Calebe acaba de completar um ano, foram oferecidas consultas médicas gratuitas com clínicos gerais, ginecologistas e psicólogos. De acordo com o Pastor Maqui Suel, responsável pelo programa social no país, mais de 600 pessoas foram atendidas pelas ações.

Na República Dominicana (América Central), cerca de 100 pessoas participaram de uma caminhada pelas ruas de Santo Domingo, capital do país, no domingo (24). “Convidamos a população a refletir sobre a violação dos direitos dos idosos e pedimos pelo fim dos maus tratos”, contou o Pastor Luiz Carlos Estevão, responsável pelo projeto na região.

Na Espanha (Europa), mais de 700 idosos foram beneficiados pelas ações promovidas em 33 pontos de encontro do Calebe. No Chile (América do Sul), uma caminhada foi realizada na capital Santiago.

Problema global

De acordo com Rosa Kornfeld-Matte, especialista independente da ONU, a maioria dos abusos contra os idosos são praticados pelos próprios familiares dentro de casa.

Até 2050, o número de idosos no mundo deve chegar a 2 bilhões, sendo que 320 milhões desses podem ser afetados por abusos ou violência até lá.

Para denunciar os maus tratos aos idosos no Brasil ligue para o Disque 100.

Para conhecer melhor o trabalho do Calebe e saber onde serão realizadas as próximas ações clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Imagens: Universal