Universal em Moçambique promove campanhas de doação de sangue

Da Redação / Fotos: Cedidas

A Universal de Moçambique, realizou, recentemente, por meio da Associação Beneficente Cristã (ABC), uma importante campanha de doação de sangue, em dois bairros de Maputo, a capital do país: Matola 700 e Magoanine.

O evento contou com a participação de ativistas, voluntários, membros e simpatizantes da Universal que se uniram no mesmo propósito: salvar vidas.

Dia do doador de sangue

Recentemente, foi celebrado em Moçambique, o Dia Internacional do Doador de Sangue, e para comemorar a data o Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo (HCM) organizou uma passeata para incentivar às pessoas que nunca doaram sangue a doarem e aos que já doaram se tornarem doadores assíduos.

Além dos funcionários do HCM e estudantes do Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA), os voluntários da Universal e da ABC, que constantemente promovem campanhas de doação de sangue, também marcaram presença.

Alertar sobre a necessidade de componentes sanguíneos seguros, agradecer a todos os dadores pelo gesto de solidariedade em prol da sociedade, também foram alguns dos objetivos da ação.

“Em nome de todo corpo clínico do hospital e, muito em particular, dos nossos pacientes, queremos agradecer a todos os dadores de sangue, parceiros e colaboradores que nos têm apoiado incondicionalmente”, agradeceu Sandra Oficiano, Diretora do Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo.

“Estamos satisfeitos, uma vez que mais de 60% do sangue que o hospital dispõe é doado pelos voluntários. Já houve momentos que era o contrário, os repositores estavam em maior número em relação aos voluntários. Agora conseguimos inverter a situação e o nível de satisfação é de cerca de 97%.

Mas queremos que em todos os serviços de saúde, se entrar um doente, tenha sangue disponível sem ter que solicitar à família para reposição. E nós temos esperança de que iremos chegar lá”, afirmou Sérgio Macheque, Presidente da Associação dos Doadores de Sangue de Moçambique.

O Diretor Executivo da ABC, Victor Mondlane, afirmou que a instituição irá continuar a mobilizar os membros da Universal e a sociedade em geral no sentido de doarem sangue para salvar vidas.

“Essa é uma data muito especial para nós, porque somos parceiros do Ministério da Saúde e colaboradores do Serviço Nacional de Sangue por meio das nossas campanhas de doação de sangue. Agradeço a direção do Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo por ter nos convidado para participar deste evento, pois isso significa o reconhecimento daquilo que temos feito de uma forma constante para o bem-estar da nossa sociedade”, concluiu.

Para saber mais sobre as ações sociais promovidas pela Universal no Brasil e no mundo, clique aqui.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach e Eliana Caetano

Editora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Maria do Rosário, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 3321-5244

Endereço: Rua dos Missionários, 139, Santo Amaro - São Paulo (SP)

Cep: 04729-000