Universal em Madagascar proporciona fim de ano mais digno a famílias carentes

Por Jeane Vidal / Fotos: Universal

Em todo o mundo, o fim de ano é marcado pelo clima de festas, com mesas fartas, confraternizações, famílias reunidas, troca de presentes, etc. Mas essa, infelizmente, não é a realidade da maioria. Ao contrário, a maioria vive — ou, melhor, sobrevive — com muito pouco. Passa por privações durante todo o ano e é com muito esforço que consegue — quando consegue — proporcionar à família o alimento básico para a sobrevivência.

Madagascar é um país africano cuja população já passa dos 22 milhões de habitantes. A maior parte vive abaixo da linha de pobreza. O país está classificado entre os 15 mais pobres do mundo.

A Universal se estabeleceu na ilha há cerca de 18 anos e, desde então, tem trabalhado incessantemente para levar aos moradores locais conforto espiritual, por meio da Palavra de Deus, e bem-estar físico, por meio de ações sociais realizadas constantemente junto à população carente.

Foi pensando justamente nessa época do ano, em que essas pessoas que vivem em condições precárias sofrem por não poderem proporcionar aos entes queridos uma mesa farta, e ainda são constrangidas ao ter que explicar aos filhos pequenos o porquê de eles não ganharem presentes ou não poderem ter uma roupa melhor para vestir, que o pastor Tsinjo Randria, responsável pelo trabalho social de Universal em Madagascar, reuniu cerca de 65 voluntários e realizou eventos em diversas localidades do país, distribuindo alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e brinquedos para a criançada.

Ação no hospital HJRA

O Hospital Joseph Ravoahangy-Andrianavalona (HJRA) está localizado na capital Antananarivo. Lá estão internadas centenas de pessoas, oriundas de todo o país.

Uma ação social realizada no local contou com a distribuição de roupas, alimentos de primeira necessidade, medicamentos e produtos de higiene. No total, 220 pessoas, entre adultos e crianças, foram beneficiadas. Como a ação foi realizada no dia de Natal, todas as crianças internadas receberam presentes dos voluntários, que foram recebidos pela diretora do hospital, Raissah Andrianarovana.

Ação na Prisão de Antanimora

No presídio de Antanimora, em Antananarivo, foram doados meia tonelada de arroz, 100 quilos de feijão, 40 litros de óleo, além de alimentos especialmente para ceia de Ano Novo.

Além disso, cerca de 260 mulheres, na ala feminina, 200 homens, na masculina, e 28 crianças, filhas de presas, receberam doações de produtos de higiene pessoal, roupas novas para passar o dia da festa e, sobretudo, auxílio espiritual.

As autoridades prisionais ficaram extremamente felizes com a iniciativa e agradeceram o gesto dos voluntários da Universal.

Doações em bairro carente

Andraharo é um bairro carente de Antananarivo e é onde está localizada a sede da Universal. Para que as famílias menos favorecidas fossem beneficiadas, elas foram levadas pelos voluntários até a igreja e lá receberam os mais variados tipos de alimentos, inclusive carnes e legumes. No total, 70 famílias foram atendidas.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Universal em todo o mundo, clique aqui.

Veja na galeria abaixo mais fotos das ações em Madagascar:

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente