Uma parceria que muda vidas

Grupo Universal nos Presídios reúne diretores de penitenciárias em simpósio com a Secretaria de Administração Prisional de Minas Gerais

Imagem de capa - Uma parceria que muda vidas

A atual população carcerária de Minas Gerais é de 72 mil detentos reclusos em 210 presídios. Desse total, 100 penitenciárias contam com o trabalho social do grupo Universal nos Presídios (UNP). Voluntários, obreiros, pastores e bispos se reúnem frequentemente para realizar ações de evangelização e de ressocialização frente à demanda do sistema prisional.

Para fortalecer essa parceria que vem dando certo, o grupo UNP realizou, nesta quarta-feira, 13 de dezembro, o 1° Simpósio de Parceria da Universal com a Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais (Seap – MG), um encontro com 100 diretores de presídios de todo o estado, no salão de eventos do hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Durante o evento, foi demonstrado a todos os presentes um vídeo apresentando o trabalho do grupo Universal nos Presídios. Além disso, houve palestras e conversas sobre o trabalho que é realizado hoje nas unidades prisionais do estado em parceria com os diretores.

Ressocialização e cidadania

O simpósio também contou com a presença do secretário de Estado de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski, que discursou sobre a importância do trabalho que o grupo vem realizando dentro dos presídios de Minas Gerais, apoiando que deve ser implementado em todos as penitenciárias do estado. Ele ainda afirmou que esse é, acima de tudo, um trabalho de ressocialização e cidadania.

Segundo o bispo Eduardo Guilherme, coordenador do UNP em todo o Brasil, o principal objetivo de encontros como o simpósio é reafirmar a parceria com os presídios e os Estados na busca incansável pela transformação de vidas dentro do sistema carcerário.

“Esse encontro representa a parceria que estamos estabelecendo com o Governo do estado de Minas Gerais para realizar o trabalho dentro das unidades e oferecer a ressocialização daqueles que se encontram atrás das grades. Já estamos colhendo os frutos desse trabalho. É muito gratificante ver vidas transformadas, de mulheres, mães e filhas, que quando saem da penitenciária feminina e voltam para as suas famílias, e homens que quando voltam para a sua casa, vivem uma verdadeira mudança em suas vidas”.

O pastor Clodoaldo Rocha é quem cuida do trabalho de evangelização nos presídios de Minas Gerais e, acompanhado de inúmeros voluntários, leva sempre a Palavra de Deus às unidades carcerárias do estado. Ele também esteve presente no evento e falou sobre a importância deste simpósio.

“O simpósio é um evento muito importante para o desenvolvimento do trabalho do grupo UNP e para manter a parceria forte com os diretores dos presídios. Ele contribui de uma forma muito positiva com isso, além de abrir mais portas para nós, à medida que mais pessoas passam a conhecer nosso trabalho”, disse o pastor.

Universal nos Presídios

O trabalho que a Universal realiza nos presídios de todo o País tem sido revolucionário. Coordenado pelo bispo Eduardo Guilherme e mais de 14 mil voluntários em todo o Brasil, as ações, sejam sociais ou espirituais, têm ajudado tanto presos como familiares a encontrar uma verdadeira razão de viver, bem como incentivado a mudança deles.

Quer saber mais a respeito do grupo e tudo o que vem realizando nos últimos tempos? Acesse e curta a página oficial do bispo Eduardo no Facebook. Para outras informações, procure a Universal mais perto da sua casa.

Veja no vídeo abaixo a reportagem do programa Balanço Geral de Minas, da Record TV:


imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Fotos: Cedidas por UNP/MG