“Um viciado não sofre sozinho”

Voluntários da Universal SEAS de Fortaleza, participam de evento na unidade de Passaré e dão seus relatos aos internos e familiares de como venceram os vícios

Imagem de capa - “Um viciado não sofre sozinho”

Rogério Farias (foto abaixo), de 40 anos, conheceu os vícios aos 13. Começou com o cigarro e o álcool, e logo partiu para a maconha e a cocaína, que serviram como porta de entrada para o mundo do crime.

Para sustentar o vício se envolveu com assaltos e tráfico de drogas. Perdeu a dignidade, a confiança da família, bens materiais e, por fim, a liberdade. Foi preso diversas vezes. Ora por assalto, ora por porte ilegal de armas, adulteração de veículos e formação de quadrilhas.

Entre idas e vindas da prisão, foram 4 anos de reclusão. Foi na prisão que conheceu o que considera o seu fundo de poço: o crack.

Quando foi preso pela primeira vez, já vivia com Adriana Ramos Alves, hoje sua esposa, com quem tem três filhos. Na época tinham apenas o mais velho, hoje com 14 anos.

Ela chegou primeiro à Universal e conheceu o trabalho da Cura dos Vícios. A partir daí começava a luta de Adriana, por meio da fé, pela libertação física e espiritual do marido. Foram cinco anos perseverando em oração até que, finalmente, Rogério começou a frequentar o tratamento da Cura dos Vícios e colocar em prática todas as orientações recebidas.

Após 23 anos vivendo nos vícios e na criminalidade, Rogério, finalmente, começava uma nova vida.

“Hoje tenho a vida transformada. Sabemos que um viciado não sofre sozinho, toda a família sofre. A partir do momento que eu fui curado dos vícios, mudou tudo: minha vida financeira, minha saúde, minha vida amorosa, familiar e, principalmente, minha vida espiritual. Estou há 4 anos curado, sem fissura, sem vontade, sem abstinência, e fazendo um trabalho para ajudar outras pessoas que estão passando pelo mesmo problema”, comemora Rogério, atualmente atuando como voluntário no grupo “A Última Pedra”, cuja finalidade é prestar assistência a dependentes químicos.

Por meio de seu exemplo de superação, Rogério hoje pode ajudar centenas de jovens que, assim como ele esteve um dia, estão cumprindo pena em uma penitenciária por terem cometido delitos motivados pelos vícios.

No dia 20 de dezembro último, ele esteve presente, ao lado de toda a equipe dos grupos Universal SEAS (Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo, que presta auxílio a menores infratores em reclusão), e “A Última Pedra”, do estado do Ceará, no evento “Abraço em Família”, realizado para os internos do Centro Socioeducativo Passaré – Internação Primários, localizado em Fortaleza, capital do estado.

O evento é promovido mensalmente pela unidade, porém, só é possível devido à parceria das igrejas que fazem o trabalho evangelístico no local. Esse, especialmente, contou com apresentações de mágica, dança e um almoço especial oferecido para os internos e seus familiares.

Cada uma contribui com uma parte e torna possível a concretização da ação. “No sábado, por exemplo, nossos voluntários se dispuseram a fazer um mutirão de limpeza dentro da unidade, onde o evento seria realizado, pois estava cheio de entulho, mato e sujeira”, destacou o pastor Alysson Freitas, responsável pelo grupo Universal SEAS no estado.

Ele foi convidado a fazer o encerramento do evento e aproveitou a oportunidade para dar uma palavra de fé e orar por todos os internos e familiares presentes.

De acordo com o pastor, a maior parte dos internos da instituição é usuária de drogas e está presa por cometer delitos motivados pelo vício. Por este motivo, e por saber que muitos familiares estavam presentes, achou o momento oportuno para levar testemunhos, como o de Rogério, em que a esposa lutou por ele e obteve sua transformação.

No total, 200 pessoas, participaram do encontro.

Para saber mais a respeito das ações que o grupo realiza em todo o País, cujo coordenador geral é o pastor Ulisses Gomes, acesse e curta a página oficial no Facebook. Para mais informações, procure uma Universal mais perto da sua casa.

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Fotos: Cedidas