Tudo que Deus quer é que você O obedeça

Por Jeane Vidal / Fotos: Thinkstock

“Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. Assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.”1 João 4.6

O apóstolo João poderia ter resumido essas duas linhas numa única palavra: obediência.

Aqueles que são de Deus ouvem e obedecem a direção do homem de Deus; reconhecem e se submetem às autoridades constituídas por Deus, sejam elas espirituais ou não.

Não há mistério para identificar os nascidos de Deus. A Palavra de Deus é clara. Os que são de Deus ouvem a Sua voz, não questionam, não arrumam subterfúgios, mas obedecem porque reconhecem a sua condição de servo. E esse ouvir não se refere a um dos cinco sentidos do ser humano (som), mas está relacionado a “atender”, “dar atenção a”, ou seja, obedecer .

Nisso conhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro. É o que afirma o apóstolo.

Não se iluda. De nada adianta estar constantemente na igreja, fazer todas as correntes, jejuar diariamente, evangelizar, se você não está disposto a se submeter a direção que vem do Altar.

Cuidado, talvez você esteja agindo como o rei Saul. Obedece até certo ponto, até onde considera conveniente. Está sempre querendo dar um jeito de fazer as coisas à sua maneira.

A raiz da desobediência

Deus ordenou que Saul destruísse os amalequitas. Ele deveria destruir e matar a todos – mulheres, crianças, jovens, idosos, animais, bens. Nada nem ninguém deveria ser poupado.

Todavia, Saul achou por bem poupar o rei Agague e os melhores animais. Na tentativa de se justificar, o rei alegou ter sido o povo que “resolveu” poupar os melhores animais, a fim de oferecê-los em holocausto a Deus.

É assim que age o desobediente, o orgulhoso. Primeiro não assume o seu erro, em vez disso tenta transferi-lo para alguém. Segundo, tenta camuflar a sua desobediência com desculpas sem fundamentos.

E a resposta do profeta Samuel a Saul foi dura e sem rodeios:

“Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à Sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, Ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” 1 Samuel 15. 22,23

A raiz da desobediência de Saul estava no orgulho. Por ter sido escolhido e ungido por Deus para reinar sobre Israel, ele se achou no direito de desobedecer. Ele estava cheio de si, apoiado em sua posição, e por isso perdeu, não só a posição, mas a unção e a direção de Deus.

E mesmo tendo continuado a reinar sobre Israel por muitos anos já não tinha mais a bênção de Deus. Deus já havia escolhido outro para assumir o seu lugar.

Assim existem muitos dentro da Igreja. Ocupam posições, cargos, mas Deus já não é com Eles. Simplesmente porque são orgulhosos e se recusam a obedecer. E por isso já foram rejeitados por Deus. Quando menos esperarem, outros assumirão o seu lugar.

Nunca se esqueça: não é o que você faz – as suas habilidades e capacidade – que desperta a atenção de Deus, mas quem você é no íntimo. As suas obras não terão nenhum valor diante dEle se não estiverem pautadas na obediência.

Obediência requer submissão, e submissão requer humildade, e essa só é possível quando se tem o Espírito de Deus

Por isso, busque-O enquanto Ele está perto.

Haverá dias em que muitos irão procurá-Lo, mas Ele não mais será achado.

Aproveite esse Jejum de Daniel.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach e Eliana Caetano

Editora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Maria do Rosário, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 3321-5244

Endereço: Rua dos Missionários, 139, Santo Amaro - São Paulo (SP)

Cep: 04729-000