Transmissão da conjuntivite aumenta no verão

Por Maiara Máximo / Foto: Fotolia / Arte: Edi Edson

A estação mais aguardada do ano começa oficialmente no dia 21 de dezembro de 2017 e vai até o dia 20 de março de 2018. Mas, ultimamente, as mudanças bruscas de temperatura têm deixado os dias mais quentes em muitas regiões do País. Por causa do calor, o cuidado com a saúde deve ser redobrado, principalmente quando o assunto é a visão.

Uma das doenças cujo índice cresce com o aumento das temperaturas é a conjuntivite, inflamação que ocorre na membrana conjuntiva dos olhos. As causas mais comuns são infecções por bactérias ou vírus, além de alergias.

Uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos e divulgada no site da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) mostrou que a incidência de doenças causadas por vírus e bactérias pode ser 46% maior no verão do que nas outras estações do ano.

Só na capital paulista, entre os meses de maio e julho deste ano, foram registrados 77 casos de conjuntivite, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

O oftalmologista Keller Azevedo confirma que, com a chegada do verão, esses números aumentam. Confira, a seguir, os esclarecimentos do especialista sobre a doença.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach e Eliana Caetano

Editora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Maria do Rosário, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 3321-5244

Endereço: Rua dos Missionários, 139, Santo Amaro - São Paulo (SP)

Cep: 04729-000