“Todo personagem que construo carrega muito de mim”

Confira a entrevista exclusiva com o ator Saulo Rodrigues, o Aspenaz da novela O Rico e Lázaro

Imagem de capa - “Todo personagem que construo carrega muito de mim”

“Aspenaz é um personagem extremamente sábio, perspicaz e cauteloso. Procurei investir na entonação da voz e no emocional para acentuar nele uma postura elegante.” É assim que o ator Saulo Rodrigues (foto acima) define seu personagem na novela O Rico e Lázaro, da Record TV, em entrevista exclusiva à Folha Universal.

Esse é o primeiro papel bíblico na carreira do ator, que conta como recebeu o convite para interpretar o servo. “Eu já tinha feito duas participações em novelas na Record TV, mas eram tramas atuais. O diretor-geral, Edgard Miranda, me conheceu nos bastidores de uma gravação de uma série e a partir daí fiz uma participação em Vitória, novela também exibida na emissora. Algum tempo depois, ele me convidou para integrar o elenco de O Rico e Lázaro. Segundo Edgard, fui um dos primeiros atores a ser escalado. Ele me disse que quando leu as cenas do Aspenaz me via interpretando o personagem.”

Personagem

Aspenaz é chefe dos eunucos na Babilônia e servo da rainha Amitis, papel vivido pela atriz Adriana Garambone. Responsável pelos nobres hebreus cativos e administrador do harém do rei, ele é como um conselheiro, braço direto da rainha e extremamente fiel. “Ele é apaixonado pelo que faz e serve Amitis com idolatria. Sua fidelidade não se restringe somente a ela, mas a tudo que cerca os interesses do império babilônico”, conta o ator.

Mesmo sendo babilônico e crendo em outros deuses, o senso de justiça de Aspenaz e o respeito que ele tem à fé alheia são características que mais chamam a atenção do ator. “Aspenaz não entendia a fé dirigida a um único Deus, pois na Babilônia existiam inúmeros deuses, o que a princípio dificultava a sua relação com quem acreditava no Deus Vivo. Contudo, no decorrer da trama, com vários episódios milagrosos, ele passa a aceitar e a admirar a fé dos hebreus”, comenta Saulo.

Um desses episódios milagrosos ao qual o ator se refere foi o capítulo, já exibido pela emissora, em que Sadraque (Gustavo Rodrigues), Mesaque (Sacha Bali) e Abednego (Nikolas Antunes) se recusam a se curvar diante da estátua de ouro que o rei da Babilônia, Nabucodonosor (Heitor Martinez, mandou esculpir. Na cena, os três são jogados em uma fornalha de fogo, mas saem ilesos.

Segundo o ator, nesse momento Aspenaz fica admirado com tamanha expressão de fé dos homens e do poder do Deus dos hebreus e se aproxima ainda mais dos jovens sábios e do governador Daniel (Gabriel Gracindo). “Essa amizade o leva a conhecer ainda mais a fé hebreia. A cumplicidade entre os personagens se destaca ao longo da novela.”

Aspenaz por Saulo

Questionado sobre a semelhança entre ele e o personagem, Saulo afirma: “todo personagem que construo carrega muito de mim. Assim como o Aspenaz, costumo dar muitos conselhos aos meus amigos e gosto de ajudar as pessoas que amo.Acredito que ambos temos um bom coração”.

Quanto à interação com o elenco da novela, o ator explica que está sendo uma experiência rica e maravilhosa. “Eu conhecia alguns atores de outros trabalhos. O Heitor Martinez, por exemplo, trabalhou comigo em uma série. Mas, além do Heitor, tive o privilégio de contracenar com Adriana Garambone, Gabriel Gracindo, Vera Zimmermann, Christine Fernandes, Felipe Cardoso e muitos outros. São colegas muito generosos, que me proporcionaram trocas incríveis.”

O ator não revela o que acontecerá com seu personagem nos próximos capítulos da trama, mas garante que muitas surpresas ainda estão por vir. Para ele, a novela bíblica mostra em detalhes a evolução da Record TV. “A cada novela a emissora vai se aprimorando e atingindo uma estética cada vez mais potente.Acredito que a novela O Rico e Lázaro já mostra isso”, finaliza.

Para conferir o que vai acontecer com Aspenaz e outros personagens de O Rico e Lázaro, que já conquistaram o carinho de todo o público, fique ligado na tela da Record TV de segunda a sexta-feira, às 20h40.

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo / Fotos: Munir Chatack e Danilo Borges